FRASES DE IMPACTO - PARTE 2


                          IMAGEM DA INTERNET

As frases, os pensamentos e os provérbios sempre exerceram grande fascínio sobre mim. Num espaço muito pequeno são ditas grandes verdades, dadas grandes lições e expostas muitas experiências de vida. 

Como já disse no primeiro texto FRASES DE IMPACTO, sempre tive por costume colecioná-las, possuindo hoje aproximadamente duas mil e quinhentas citações. 

Neste texto divulgo seis frases (ou pensamentos, como queiram) que considero muito interessantes.

A interpretação das frases, bem como a concordância ou não com o que os autores escreveram fica a critério de cada um de vocês.
 
A primeira frase é de Edgar de Godoy Mata Machado, um pai que perdeu seu filho para a ditadura militar nos anos sessenta. Encontrei-a no livro “Nunca Seremos Felizes” do escritor mineiro Jéferson de Andrade: “SOFRER PASSA, O QUE NÃO PASSA É TER SOFRIDO”.
 
A segunda frase vem de Joelmir Betting, comentarista econômico, natural da cidade de Tambaú/SP (onde viveu o Padre Donizetti) e um dos apresentadores do Jornal da Band: “PALAVRAS SÃO COMO GRANADAS; USADAS COM IMPERÍCIA EXPLODEM NA BOCA”. 

Uma frase que desconheço a autoria, mas de uma verdade instigante: “NUNCA DISCUTA COM UM IDIOTA, POIS VOCÊ PODE FICAR NO MESMO NÍVEL DELE, E AÍ ELE GANHA PELA EXPERIÊNCIA”. 
 
Uma das frases mais marcantes da escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920 e falecida no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos: “RENDA-SE, COMO EU ME RENDI. MERGULHE NO QUE VOCÊ NÃO CONHECE COMO EU MERGULHEI. NÃO SE PREOCUPE EM ENTENDER. VIVER ULTRAPASSA QUALQUER ENTENDIMENTO”.
  
Uma frase de Platão (427 – 347 a. C), filósofo grego nascido em Atenas e discípulo de Sócrates: “NÃO HÁ NADA MAIS VERGONHOSO DO QUE ALGUÉM SER HONRADO PELA FAMA DOS ANTEPASSADOS E NÃO PELO MERECIMENTO PRÓPRIO”.
 
Encerrando esta relação, uma citação bem humorada – e séria ao mesmo tempo – de John Fitzgerald Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, assassinado em 22 de novembro de 1963, em Dallas, no Texas, aos 46 anos de idade: “PERDOE SEUS INIMIGOS, MAS NUNCA ESQUEÇA SEUS NOMES”.
 
 
******