FRASES PARA REFLEXÃO


Foi realizada na cidade de Paraty/RJ a “7ª Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP”, evento que reuniu escritores famosos e outros nem tão famosos assim. A presença do público foi muito boa, principalmente por tratar-se de um evento literário e sabendo-se da má vontade que o brasileiro tem para ler. O encerramento deu-se no domingo, 5 de julho de 2009.
 
            Um dos pontos altos da Festa foi a concorrida entrevista do americano Gay Talese, 77 anos, considerado um mestre do new journalism, estilo que mistura o texto literário com reportagem.  Ele é autor de reportagens famosas como “Frank Sinatra está resfriado”, um perfil do cantor em que o principal personagem não foi ouvido.
 
Prestar atenção no que as pessoas comuns têm a dizer foi uma das suas principais colocações, momento em que citou estas duas passagens:
 
            — Quando escrevia sobre esportes, fui a uma luta de boxe. Então escrevi sobre o homem que tocava o sino entre os rounds. Na reportagem sobre o Sinatra, ele não queria falar comigo. Mas eu também não estava muito interessado em falar com ele. Se você apenas usa declarações de uma pessoa, sua reportagem só terá o que ela quer que você ouça.
 
            Fiz esta breve introdução sobre Talese para citar uma frase marcante dita por ele durante a entrevista: “A pergunta crucial numa relação é: ‘ Você quer tomar café da manhã com essa pessoa? ’ Qualquer imbecil pode dizer ‘vamos para a cama...’ Mas o café da manhã, a conversa...”
 
            E, para não ficar somente nesta frase, publico mais três que também foram ditas durante o FLIP:
 
            De Richard Dawkins, biólogo evolucionista e defensor do ateísmo: “É um desperdício terrível viver a sua vida pensando no que vem depois. Não desperdice a única vida que você tem”.
 
            O cineasta carioca Domingos de Oliveira contribui com esta pérola: “Não conheço um casal decente que não tenha um sólido desejo de separação”.
 
            E, finalmente, uma colocação fascinante da atriz paulistana Odete Lara, que está lançando seu livro de memórias: “Agora estou mais próxima das pessoas do que quando as acompanhava. Como disse Auden, ser livre é, com frequência, estar sozinho”. Auden foi poeta, dramaturgo, editor e ensaísta inglês, nascido em York, Inglaterra, em 1907, e falecido em Viena, na Áustria, no ano de 1973.
 
            São ou não são frases para se refletir?
 
 
******