COISAS DE ARISTÓTELES

Publiquei uma frase no Recanto na qual afirmo que Arisóteles se enganou quanto às mulheres e também quanto à poesia. Veio então um leitor e quis saber o porquê, o que teria dito Aristóteles.

Fiquei p da vida com o filósofo e tratei de esquecer. Não pude, assim, levar ao leitor a explicação que desejava. Finalmente, hoje, encontro algo que possa servir ao questionador comentarista.

Ainda é uma resposta parcial. Falta encontrar o que disse o filósofo grego, em algum lugar, sobre poesia e do que não gostei.

"Não há campo de conhecimento que não tenha sido discutido por Aristóteles. Sua Zoologia durou até Darwin que assinalou que perto de Aristóteles todos somos escolares. Acreditava que corpos mais pesados cairiam mais depressa que corpos mais leves, até que Galileu conduziu o experimento na Torre de Pisa. A teoria da geração espontânea de formas baixas de vida também é dele. Aristóteles nos seus textos Sobre a Geração dos Animais e Geração e Corrupção foi o primeiro a expressar que as mulheres concebem mesmo sem terem orgasmo e que, de qualquer modo, esse prazer feminino não seria muito freqüente. O líquido das secreções femininas não seria espermático e seria uma secreção local própria a cada mulher, o prazer clitoridiano estaria afastado do local de origem de uma possível secreção espermática, o colo do útero. E, na sua idéia de que a função faz o órgão, não seria admissível que algo fosse secretado para depois ser novamente absorvido, pois a natureza é econômica.

Embora os médicos da época não tenham apoiado suas convicções, sua lógica era irrefutável. Onde estaria o esperma, do grego sperma, semente, feminino? Sua conclusão era que não existia. Aristóteles manteve que a fêmea é um macho estéril. A mulher é um macho mutilado, os mênstruos são um esperma, mas um esperma impuro e a mulher se caracteriza por uma impotência, tendo a função de operar o cozimento do esperma. A mulher forneceria a substância, a matéria, e o esperma do macho imporia a forma. Nos casos em que a criança nascesse parecida com a mãe era porque a matéria teria resistido à forma.

Estas idéias nos são bastante conhecidas e são parte de todas as religiões modernas e só recentemente foram eliminadas da obstetrícia. Lembremos que por longo tempo, nos primeiros séculos de nosso milênio, os sábios discutiam se a mulher teria ou não alma. O tratamento típico que a mulher recebe no mundo islâmico é aristotélico. A semelhança destas idéias com a teoria freudiana da castração é evidente. Aristóteles teve influência nas culturas ocidental e oriental talvez maior do que Jesus Cristo. É dele nossa noção de senso comum. Capacidade, princípio, meio, fim, máxima, categoria, energia, atualidade, motivo, forma são alguns dos termos criados por ele."

FONTE ELETRÕNICA DE ONDE COLHI O TEXTO ACIMA:

Alguma filosofia nas idéias psicanalíticas

Column: Reflexões sobre o Campo Psi

Author: Adalbertotripicchio

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/print.php?articleID=177

<Acesso em 4 de agosto de 2009, 09h02min>