O amor de muitos

1 "Os romances são tão úteis como as bíblias... " (Emerson).

2 "O amor é o desejo de alcançar a amizade de uma pessoa que nos atrai pela beleza" (Cícero).

3 "L'amour est éternel tant qu'il dure = O amor é eterno enquanto dura" (Henri de Régnier).

4 "Quando não se ousa amar sem reservas é que o amor já está muito doente" (Goethe).

5 "Nem a um deus é facultado amar e manter-se sábio" (Publius Syrus).

6 "Basta um grau muito pequeno de esperança para que nasça o amor" (Stendhal).

7 "No amor basta uma noite para fazer de um homem um deus" (Propércio).

8 "Um marido surdo e uma mulher cega são sempre um casal feliz" (Harold Thompson).

9 "Aquele que ama é um ser mais divino que o amado, pois está possuído por um deus" (Platão).

10 "Considere que Platão teve um sonho semelhante quando escreveu que o furor dos amantes é de todos o mais feliz. De fato, o amante apaixonado já não vive mais em si, mas inteirinho no objeto amado; quanto mais sai de si mesmo para se fundir neste objeto, mais se sente feliz. Assim, quanto a alma pensa em escapar do corpo e renuncia servir-se normalmente de seus órgãos, julga-se com razão que ela tresvaria. As expressões correntes não querem dizer outra coisa: 'ele está fora de si', 'volte a si', 'ele caiu em si'. E quando mais perfeito é o amor, mais forte o trensvario - e mais feliz" (Erasmo de Rotterdam)