Mal-entendidos

1 "Mesmo que tudo o que está dito no texto seja infalivelmente verdadeiro, o leitor ainda assim pode ser, ou melhor, não tem outra escolha além de ser falível na compreensão do mesmo." (JOHN LOCKE. An essay concerning human understanding. Oxford: Nidditch, (1689) 1975, p. 489-490.

2 "O mundo funciona somente graças ao mal-entendido." (BAUDELAIRE. 'My heart laid bare'. Intimate Journals. São Francisco, (1867) 1983, p. 89.

3 "Porque tu não amas o que eu digo com os ouvidos com que me ouço dizê-lo. ... De quão complexas inteligências não é feita a compreensão dos outros de nós." (BERNARDO SOARES/FERNANDO PESSOA. Livro do desassossego. São Paulo: Richard Zenith, (1935) 1999, p. 306.

4 "Todos nós despendemos metade do nosso tempo em mal-entender o nosso vizinho, e na maioria das controvérsias o mal-entendido é a linha divisória entre facções em disputa" (LIVINGSTONE. A defence of classical education. Londres: s.e., 1916, p. 113.

5 "Não seja um adulador relutante nem um censor avinagrado." DIDEROT. Jacques the fatalist. Harmondsworth, (1784) 1986, p. 64.

6 "Eu escrevo 'X'. Você lê 'Y'. Porém, originalmente, nem eu fui fiel a mim: eu queria era ter escrito 'Z'" (Wilson Correia).