Inveja

INVEJA: AFORISMOS

“Podemos descrever o nosso ódio, o nosso ciúme, os nossos medos, as nossas vergonhas, mas não a inveja”, Francesco Alberoni ·

“A Inveja nasceu no homem desde o princípio”

É melhor ser invejado do que lastimado” HERODOTO (485?- 425?), Histórias, III

“Oh envidia, raiz de infinitos males e carcoma de las virtudes! Todos los vivios, Sancho, traen un no sé qué de deleite consigo: pero el de la envidia no tal sino disgusto, rancores y rabias”Cervantes, Don Quiojote ·

"Nosso alvo na vida deveria ser não o de ultrapassar os outros, mas o de ultrapassar a nós mesmos", Baboc

“A emulação é a paixão das almas nobres; a inveja, o suplício das almas vis”, Jean François Marmontel

“A inveja é um tácita declaração de inferioridade”, Napoleão

“A inveja procede da vangloria” Aristóteles, Retórica, 2, c9 ,n5

“A Inveja é a tristeza em relação aos sucessos dos outros”, S. Tomás de Aquino

“O bem alheio é considerado um mal próprio” S.Tomas de Aquino, Suma Teologica II-II,q.36,a2

“Ninguém elogia com boas intenções”, Unamuno

“A Inveja é a ejaculação dos olhos”, Francis Bacon

“O ciúme é a posse obstinada, enquanto que a cobiça é o desejo desenfreado e a inveja é o resumo de todas as maledicências humanas”

“Os invejosos podem ser considerados os “sacerdotes” do culto involuntário do mérito”

“Enquanto o invejado sobe os píncaros da glória o invejosos sobem o calvário das lamentações”

“Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você”, DESIDERATA

“Para o ser pensante nada é realmente digno de inveja”, Schpenhauer.

“Somos obrigados a acreditar e na sorte. Afinal, sem ela, como explicar o sucesso das pessoas que detestamos” J.Cocteau

“A virtude neste mundo é sempre maltratada; os invejosos morrerão, mas a inveja é poupada” – Molière ·“A inveja honra os mortos para insultar os vivos”, Claude-Adrien

“Os que fazem bem são os únicos que mereceriam ser invejados, se não houvesse ainda uma mais vantajosa solução, que é fazer melhor que eles”, La Bruyère

“Nunca um invejoso perdoa ao mérito”, Pierre Corneille

“A inveja é mais irreconciliável do que o ódio”, Rochefoucauld

“No ciúme, há mais amor-próprio do que amor”, Rochefoucauld

“O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele”, Rochefoucauld

“Há invejosos que parecem de tal forma acabrunhados pela nossa felicidade que até quase nos suscitam a veleidade de os lamentar”, Jules Goncourt

“O que torna a dor do ciúme tão aguda é que a vaidade não pode ajudar-nos a suportá-la”, Stendhal

“Um pouco de ciúme desperta um amor feliz que arrefece”, Madame de Deshoulières

“É impossível exprimir a perturbação que o ciúme causa a um coração em que o amor ainda se não tenha declarado”, Madame de La Fayette

“Os ciumentos encontram sempre mais do que aquilo que procuram”, Madeleine de Scudéry

“A inveja é uma das poucas maledicência do homem que consegue fazer os pais invejarem os filhos e vice-versa”

“A Inveja dura sempre mais tempo do que a felicidade do invejado”

·“A inveja, além de não permitir a felicidade que se quer ter, tira a que se tem”

“O invejoso sofre duplamente pela glória e pela desdita do outro”

“A ferrugem consome o ferro e o enfraquece, e a inveja pelas projeções dos maus sentimentos dos invejosos o faz contrair um sem numero de doenças”

“A inveja de todos os males é a que se presta a ser a mais dissimuladora”

“A inveja tem uma grande máscara que é o despeito”

“O invejoso envelhece por invejar a juventude dos outros”

“Enquanto o invejado goza pelas benesses da vida o invejoso se estafa pela grandeza do outro” “A Inveja é como a serpente que silenciosamente mata"

“A Inveja surge como um torpedo direcionado contra as pessoas que nos cercam” “A inveja é a traça do talento”

“Onde mora a inveja, não pode habitar a virtude”

“A inveja é a mascara do louvor afetado pela adulação e a bajulação”

“A inveja é uma doença na qual o invejoso se locupleta mais na desgraça do outro do que no seu sucesso”

“A inveja é tão desdenhosa que sempre necessita usar máscara”

“O amigo certo na hora incerta até que faz parte de um principio de solidariedade em hora pouco comum, mas o que é raro é o amigo que se solidariza e suporta o sucesso do outro”

“O Sucesso de alguém passa a ser para o invejoso como ofensa pessoal”

“A sorte de fulano é tão grande, acho que nasceu com a quina prá lua”

“O invejoso não ama porque é egoísta”

“O invejoso vive de braços dados com a infelicidade e a tristeza”

“O invejoso só procura tirar vantagens de tudo e de todos”

“O invejoso irritado, revoltado e impaciente se contrapõe a caridade”

“O invejoso como o jogador de bumerangue recebe toda a desdita da sua própria maldade”

Tipos de inveja

1Compulsiva

É o desconforto, sentido por uma situação vivida pelo outro. As pessoas que sofrem desse mal, se encobrem sob a “máscara” da inveja, tornando-se difícil identifica-la em muitos casos, porque o seu portador considera mesquinho o comportamento descrito.. Exemplos: a inveja do feio pelo bonito, o rico do pobre, o inculto do inteligente etc.

2Verdadeira

A sua característica é o fato de que o “bem alheio é considerado um mal próprio”, como dizia São Tomas de Aquino, “Os invejosos ficam tristes porque o bem não possuído os rebaixa” [22], a auto-imagem que criam faz com que se sintam humilhados aos seus olhos e ao dos demais, daí a constante antipatia e aversão do invejoso por pessoas felizes e benquistas por causa da baixa estima.

3Lamentação

Os invejosos julgando-se abandonados e esquecidos por Deus, blasfemam contra o Criador, por acharem que somente o seu vizinho é privilegiado. Quando o comportamento descrito chega a extremos o que denota um forte descontrole é comum tais pessoas se inserirem na dinâmica dos que provocam suicídio porque julgando--se sem amparo, recorre em sinal de desespero chega ao extremo de por fim a vida.

4Mascarada

A máscara da hipocrisia é um disfarce para esconder o invejosos das verdadeiras intenções A inveja mascarada faz com que a sua vítima expresse sorrisos afetuosos e palavras amáveis com o intuito de encobrir a compulsão maldosa que carrega dentro de si. como é o caso do invejoso que desencoraja um companheiro a aceitar uma proposta sensacional de emprego porque para ele sendo impossível consegui-lo pressiona para afastar o outro.

5Piedosa

Os que se mostram mansos e humildes de coração podem ser portadores da inveja “piedosa” como a dos fariseus em relação a Jesus. “Dá Glória a Deus!”, diziam eles ao cego de nascença que Cristo acabava de curar [23] “nós sabemos que esse homem- Jesus- é um pecador”. Cheios de aparente piedade, queriam “livrar” o pobre cego da “má companhia” de Cristo:, diziam “Sabemos bem que Deus falou a Moisés, mas deste Jesus- não sabemos de onde é”. Hoje não faltam “fariseus” entre os invejosos.

6Melancólica

O pensamento de Tomas de Aquino ao dizer ”Pode-se ter tristeza(melancolia) diante do bem alheio não porque o bem que ele tem nos falta”. A melancolia surge porque não termos as mesmas coisas que admiramos nele. O Doutor Angélico glosa “se for uma aspiração, mais do que uma tristeza amarga, até que as aspirações não são condenáveis”.

7Maledicente

É torpe, ignóbil. repugnante, obscena por ser desonesta, O bem-aventurado Escrivá disse ”A maledicência é filha da inveja; e a inveja, o refugio dos infecundos” Com palavras candentes o Padre Bernardes [24], no verbete ”Inveja” escrito há quase quatro séculos dizia a respeito dos invejosos maledicentes o seguinte: ”Os miseráveis, em cujo coração se embrenha, a serpente da inveja..., o bem alheio têm por mal próprio, e não podem conter-se que não falem mal da pessoa invejada, vomitando contra ela detrações e calúnias”. Em outras palavras a maledicência.

8Competitiva

As sua arena situa-se quando duas ou mais pessoas competem quer em emulação construtiva e portanto positiva, ou destrutiva, que é negativa. O consumismo desenfreado é um forte componente para a instalação da inveja competitiva que está se ampliando cada vez mais

9Odiosa

Tais invejosos acham como os fariseus, que não existe bondade, e se alguém aparece com tal comportamento, o catalogam de hipócrita, dizendo que atrás de tal bondade esconde-se algum interesse escuso, como ocorreu com Madre Teresa de Calcutá, que foi taxada de “demagoga”, obscurantista, escrava, dos poderes terrenos, propagandista de causas reacionárias.

10 Insensata

Os invejosos insensatos pensam ”Se eu tivesse a metade que o outro tem eu seria feliz- Será? Até São Paulo escrevendo a Tito [25] cita como era invejoso antes de abraçar a fé em Cristo: “Éramos insensatos.....,vivendo na malícia e na inveja.”. Insensatos, eis a palavra exata para qualificar os que vivem na inveja.

11 Passiva

São servis, porque sob a máscara da servidão vão repticiamente corroendo as bases das pessoas que invejam, ao contrário do ativo que é eloqüente, usando uma verborragia com o intuito de envolver e enganar os outros com palavras vazias.

Enfatizamos que o invejoso alterna os seus comportamentos conforme a ocasião, através da máscara da hipocrisia.

12 Medíocre

Os invejosos envolvidos pela mediocridade bajulam perdendo os foros das qualidades boas que determinam a conduta e a concepção ética. em razão da forte ansiedade que sentem

13 Orgulhosa

São arrogantes e por vaidade perdem a dignidade, que é a sua antítese. Sem auto-estima porque não tem energias psíquicas e amor próprio se alimenta de elogios bajulatórios, com temor de censura; com exagerada sensibilidade ao juízo de valor está sempre preocupado com” o que será que os outros pensarão de mim”.

14 Vaidosa

Aquele que tem o desejo imoderado de atrair admiração ou homenagens vive se comparando aos outros., e apesar de a pessoa comparada ser inferior assim mesmo o invejoso vaidoso através da competitividade maligna compara-se ao inferior. Fica procurando “agulha no palheiro”, para encontrar a mínima diferença, para logo passar a sentir inveja da pequena diferença que o outro tem, como entre os inúmeros exemplos da pessoa que tem um terno feito com tecido de primeiríssima qualidade mas por ter um corpo desengonçado inveja a outra pessoa que tem uma roupa de baixa qualidade mas como o seu corpo faz com que caia de forma impecável o invejoso vaidoso passa a manifestar inveja

15 Neurótica

Os portadores de distúrbios de personalidade podem apresentar comportamentos invejosos, devidos a ressentimentos oriundos de depressões, distimias, que é um estado em que a pessoa está sempre mal humorada, introversão, melancólia, preocupação pela sua insuficiência pessoal etc. Os invejosos vaidosos são propensos a doenças psicossomáticas.

A vaidade sendo repleta de arrogância, a sua vítima tem altas doses de rixas e disputa desenfreada, ódios e rancores. Tais comportamentos podem levar o vaidoso quando não logra o seu intento destrutivo ao distresse (estresse maligno), responsável por um sem número de doenças físicas e mentais.

___________________________________________________________

Por ocasião de fatos que tornam minha filha triste, por rancores inexplicados manifestados por pessoas que a cercam nos meios universitários, e e procuram denegrí-la, já que não a impedirão de seguir com seus projetos de vida.

Ninguém está livre dessas mazelas...

Assim, fui buscar em Kant (A crítica da razão pura) e outros filósofos e textos pinçados da internet, explicações desse lado obscuro da personalidade das pessoas.

_________________________________________________________

As informaçoes acimas foram apanhadas do Foro de debates, tendências e opiniões para Estudiosos de Psicologia e ciências afins:

ESTUDO-ENSAIO DAS MÁSCARAS DA INVEJA,

ou

AS MIL E UMA FACES DA INVEJA

ROQUE THEOPHILO

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 17/10/2009
Reeditado em 17/10/2009
Código do texto: T1871651
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.