Frases profanas

Ser fiel é esquecer que o homem foi feito para a liberdade.

O amor é a única mentira cujo centro é verdadeiro.

Achar que os homens são iguais significa dar aos grandes um poder ainda maior.

O maior ato de inteligência é descartar a necessidade da lógica.

O brasileiro ri tanto, que é capaz de rir até no enterro do próprio pai.

Não pode haver qualquer coerência na sabedoria extrema.

As almas prontas são as que mais se contradizem.

A amizade é um namoro sem neuroses.

Deus protege os inocentes, mas, em compensação, tira-lhes o paladar.

Toda relação provoca a morte das superfícies mais imediatas.

Nenhuma frase pode manter-se ereta sem uma inverdade que a circunscreva.

Todos os elementos iguais da natureza tendem a uma anulação recíproca.

Quem ri de si mesmo muitas vezes é um sábio, muitas vezes é um louco.

Onde há muita lei há pouca vida.

O palhaço pode ser engraçado, mas o circo tem que ser sério.

Quando cessa uma música, o verdadeiro bailarino procura por outra. Até achar.

Raiva é que nem roupa amarrotada: é coisa que dá e passa.

Quando eu toco piano, eu viro música.

A diferença entre o artista e o cientista é que o cientista observa para ampliar fronteiras, enquanto o artista amplia fronteiras para observar.

Na minha opinião, a humildade é, no fundo, uma moeda de troca, um "olhem como sou bonzinho". Não gosto das pessoas humildes. Prefiro as pessoas modestas.

Quando erramos, melhor do que pedir desculpas, é tentar oferecer uma solução para o nosso erro.

A sorte do gato é a estupidez do rato?

O bom cientista é no fundo uma criança curiosa que ganhou idade mas não perdeu a infância.

Mais vale um pássaro na mão do que dois na gaiola.

Se você está no inferno, abrace a sua convicção.

Quando um não quer, dois brigam

O moralista se preocupa em combater as trevas. O otimista se preocupa em aumentar a luz.

A crença e a dúvida são apenas duas faces de uma mesma moeda. Não creia, nem duvide. Simplesmente confie ou não confie.

No mundo, há mais pessoas que detestam o mal, do que pessoas que amam o bem. (Confidente de Lutero)

“A palavra é metade de quem fala e metade de quem ouve” – disse Montaigne. Eu me pergunto: e com quem fica a terceira metade da palavra?

Nunca subestime seus inimigos. Lembre-se de que as pessoas subestimadas tendem a se tornar mais fortes.

Se um dia você se cansar do seu caminho, talvez tenha sido o seu caminho que se cansou de você.

As palavras são como flores: quanto mais cuidamos delas, mais se reproduzem e mais viçosas se tornam.

Quem desdenha quer vender.

Se tiver uma pedra no meio do caminho, pegue uma britadeira e detone-a.

Falar é prata. Calar é ouro. Ouvir é divino.

Quando um burro fala, sempre haverá outro para levantar a orelha.

O professor ensina matérias. O mestre ensina caminhos.

Nada é mais espantoso que uma borboleta: nasce verme e morre fada.

No tempo em que os dragões existiam, pelo menos as princesas tinham esperança da vinda de algum príncipe.

O alfabeto é tão passivo, que "mal", "mãe", "meteoro", "minhoca", "mestre", "medíocre", "mula", "majestade", "mulher" e "marido" começam com a mesma letra.

Não perguntes à cartomante; pergunta ao teu passado.

A sabedoria de um homem é proporcional ao seu caráter: homens ineptos têm o caráter de uma serpente inconformada. Se há homens sábios de mau caráter? É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha.

As fases da vida são como as quatro estações: sucedem-se, voltam, retornam, e, por mais que as reconheçamos, sempre nos surpreendem.

Ser jovem é manter a capacidade de espantar-se.

Quando uma criança tem a sabedoria de um velho, é um monstro, uma quimera. Quando um velho tem a sabedoria de uma criança, é um deus, uma luz brilhante.

Ninguém é tão estúpido a ponto de cometer duas vezes o mesmo erro.

Ninguém é tão estúpido a ponto de cometer duas vezes o mesmo erro.

Os tolos e os sábios têm um fator em comum: sabem alguma coisa.

Os tolos e os estúpidos têm um fator em comum: não sabem o quanto não sabem.

A experiência nem sempre nos leva a conhecer melhor alguma coisa. Às vezes conhecemos mais aquilo que nós mesmos criamos.

Falar sobre o que se sabe é importante. Calar sobre o que não se sabe é importantíssimo.

O homem e o animal se diferem numa coisa: o animal sabe guardar segredo.

O silêncio do sábio e o silêncio do tolo são idênticos em aparência, mas opostos em essência.

A alma do homem é análoga à nuvem: fazem parte do mundo, mas pairam sobre ele.

Você é, em grande parte, aquilo que você lê. Você lê, em grande parte, aquilo que você é.

Quando você se procura fora de si mesmo, a única coisa que encontrará é um intervalo sem fim.

A maioria das pessoas excessivamente ocupadas não conseguiriam se suportar sozinhas e em silêncio por um único minuto sequer.

O louco e o tolo têm algo em comum: não sabem quando o abismo começa.

Tanto o sábio quanto o louco atravessaram a sociedade. O sábio a acha engraçada. O louco a odeia.

O brasileiro ri tanto, que é capaz de rir do enterro do próprio pai.

A segunda impressão também é importante.

É preciso um copo de sorte e um oceano de trabalho.

A amizade é um namoro, só que sem paranoias.

Amor: é a semente virgem cuja primeira regada foi a gota de uma lágrima de São Francisco de Assis.

A pessoa que está aqui e agora na minha frente não é a mesma que cometeu aquele ato contra mim. Só pensando dessa forma é que um ser humano consegue perdoar a alguém. Não existe perdão sem Heráclito.

Os lugares são as sombras das pessoas.

O teu futuro não depende necessariamente do teu passado. Mas o teu passado depende necessariamente do teu futuro.