Injustiça

Já dizia Montesquieu, um dos grandes filósofos do Iluminismo, que “a injustiça feita a um homem é uma ameaça feita à humanidade”. Ao analisarmos as razões por que o homem se torna mau, quase sempre é um reflexo do que ele sofreu anteriormente.

Se “o homem é um produto do meio”, então diríamos que “não podemos viver numa ilha de bonança cercada de miséria por todos os lados”. Temos de fazer algo para combater tanta desigualdade social. Se essa exclusão for consequência das políticas sociais injustas? - Não podemos nos queixar dos inimigos que criamos.

É certo que cada caso é um caso e sempre há exceções. Já fui vítima de assalto, ficando refém em minha casa por mais de uma hora, tempo em que ouvi muitas queixas procedentes do assaltante. Um homem revoltado, frustrado pelos “nãos” constantemente recebidos da sociedade. Era preto e pobre. Não teve chance. Tive a serenidade de não contestar seus argumentos, naquele momento e que um simples apertar de dedo seria o meu fim. Não era hora de ouvir mais um “não”. Deixei-o achar-se herói e eu o covarde. Estou vivo. Perdi os anéis, mas não os dedos.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 06/05/2010
Código do texto: T2240222
Classificação de conteúdo: seguro