Saúde e boa forma

Em entrevista às páginas amarelas da revista Veja, o inglês Simon Murry, o homem mais velho a atingir o Polo Sul a pé, disse que “saúde e boa forma são questão de atitude.” Os maus hábitos do homem moderno, muitos dos quais não vão à padaria da esquina sem o uso do automóvel, só prejudicam a sua saúde. Além do mais, o descontrole na bebida, na comida e no cigarro, antecipa a sua visita a São Pedro.

Palavras de alguns centenários lúcidos e saudáveis dizem que “a vida é para quem sabe viver”. E viver feliz é viver com saúde. O fato de termos ao nosso alcance instrumentos que propiciam nosso conforto, não significa que a eles devemos nos escravizar. A vida é feita de alternância. Ora isso, ora aquilo, sem nos prendermos a vícios.

Lamentavelmente, algumas pessoas, ao se aposentarem, entregam-se ao sedentarismo e passam a comer e beber excessivamente, como se isto fosse a única forma de prazer. Já vi muitos embarcarem precocemente para aquele lugar desconhecido. Quero ficar aqui pelo maior tempo possível, sempre cantando como dizia Luiz Gonzaga e ainda hoje o Fagner: “Só deixo meu Cariri no último pau de arara”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/05/2010
Código do texto: T2263845
Classificação de conteúdo: seguro