ENGANOS SOB OS PANOS

O maior engano dos maus leitores é pensar que o escritor tenta escrever sobre si próprio, quando na verdade tenta escrever sobre o próprio desengano.

****

É difícil esclarecer totalmente uma idéia com uma frase, já que a interpretação faz parte do exercício reflexivo, mas, em prol dos comentários que despertaram dúvidas e interesse, faço alguns adendos essenciais para tornar esta idéia cabal:

(sob o título "Os 5 Passos Essenciais do Bom Escritor Imparcial.")

1- todo escritor é, também, leitor de si próprio; é o que mais reflete, e aprende, sobre o significado da própria obra.

2 - no caminho essencial da obra reflexiva está a necessidade primordial de não se pensar apenas com a própria verdade, mas também com a verdade alheia; de outro modo todos os personagens seriam apenas um, de mesma opnião.

3 - afim de uma opnião imparcial e sincera, é necessário o total desprendimento dos próprios defeitos e total envolvimento com as próprias virtudes.

4 - ao escrever é necessário que adormeça o autor e despertem os sentimentos.

5 - a obra não necessita de explicação, necessita de significado.

Josadarck
Enviado por Josadarck em 31/07/2010
Reeditado em 01/08/2010
Código do texto: T2410252
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.