Importância do nome

O nome de uma pessoa não apenas a individualiza na massa, mas expressa o ser que ela é. Dá à pessoa uma marca, uma missão e uma função a serem vividas. O nome expressa o ser. E como tratar o outro como gostaríamos de ser tratados não traz novidade alguma, o bom é tratarmos o outro como ele gosta de ser tratado. Foi pensando nisso que incluí em meu perfil aqui no RL o trecho que segue, solicitando que não confundissem minha pessoa com os meus títulos:

"Ah... adoro que me chamem pelo meu nome. Nada, portanto, de 'Professor', 'Mestre', 'Doutor', 'Poeta'... Só passei a nomear meus títulos sob meus textos quando eles passaram a ser requisitados e a circularem por aí, e isso porque, como trato de certos assuntos de filosofia, educação e cultura geral, o leitor tem o direito de saber a qualificação de quem está escrevendo.

Porém, ainda que isso pese, meus títulos não expressam o que sou; eles apenas me autorizam a fazer certas coisas. O nome é o que expressa o que sou, o que me identifica. Simplesmente assim: Wilson. É tudo. E quando se trata de 'tudo', então estamos falando daquilo que não falta, nem sobre: basta" (Wilson Correia).