O Sorriso Eleitoral, o mais falso do mundo.

O que é o sorriso, esta coisa tão fácil em umas pessoas e tão difícil noutras ? Diz o dicionário,pai dos burros, que o sorriso é uma manifestação dos sentimentos através de uma expressão facial de amabilidade e simpatia. Pessoas que se identificam ou procuram se identificar como”boas”, as chamadas gentes-boas. Neste período eleitoral é que aparecem os sorrisos eleitoreiros. Gente que é conhecida como cara dura, cara de pau, passa a ser um sorridente “gente boa”.E é neste tempo que os risonhos candidatos aparecem em todos os lugares, principalmente na televisão e nos cartazes, os chamados “cavaletes” ao longo das avenidas. Neste tempo, ninguém demonstra ter raiva. Nem dos inimigos. Candidatos reconhecidamente feios, zangados, estão “simpáticos” por força dos sorrisos eleitorais. É verdade que tem candidato que é cara dura o tempo todo e nem o período eleitoral o faz sorrir. È o chamado “candidato cara de limão azedo”, o “cara de herege”, o que racha espelho.Mas falemos das caras sorridentes e até emergentes. Tem candidato ou candidata que a gente pensa que está com retrato de conclusão de curso ginasial,debutante, se for mulher ou até de primeira comunhão.Caras de pais mais novas do que caras de filhos. Caras de paus. Caras e coroas mil. Ah, e as coroas ? As coroas tomaram banho na fonte da juventude. Rejuvenesceram. Mães com rostos mais juvenis do que as filhas. Avós com caras de netas.E onde estampar tanta juventude e beleza eleitoral ? Quem não é de Teresina ou mesmo do Piauí fica bem impressionada com o número de cavaletes ao longo das nossas avenidas.E mais abismado com a jovialidade estampada nos cavaletes e com tanta mulher bonita se candidatando e o cidadão menos avisado fica pensando que é concurso de miss Piauí. Ou de “ACoroa mais Jovem”. Sim porque a jovialidade deve ser um fator eleitoral muito importante porque mulher é como jogador de futebol. Só faz sucesso quando é jovem. E haja “botox” nos dois ou até três sexos. Outro profissional que deve está faturando os tubos nesta safra eleitoral é o cirurgião-dentista ou mais especialmente, o que alveja os dentes, o branqueador. Não se vê um ou uma candidata banguela. O que vemos são dentes brancos, fileiras retas, sorrisos claros e bonitos. Olhos lindos e brilhantes, colírio Moura Brasil Este é o sorriso eleitoral, o sorriso da moda, o sorriso dos santinhos e dos cavaletes. Porque existe eleitor que escolhe o candidato pelo sorriso.O sorriso de candidato, o mais falso sorriso do mundo.