Lei da aleatoriedade (Física Quântica)

Alterar a história registrada do passado pode ser perigoso. Essa atitude pode distorcer as cordas do tempo e desviar a trajetória do presente, afetando irremediavelmente a construção do futuro.

(Há forças na Natureza que o Homem ainda desconhece; é da sua natureza e faz parte do seu livre arbítrio criar leis terrestres, mas elas não devem contrariar as do Universo - assim como uma lei municipal não pode conflitar as estaduais ou federais. Uma vez contrariada, a lei da reação entra em ação, pois o Universo é um ser pulsante e reflexo natural do que ocorre aqui e como é interpretado lá - onde as coisas realmente acontecem e se materializam no plano físico...)

Nota:

Pelo que consta em Ata na Câmara Municipal de Salesópolis, Pe. Dória teria aparecido no povoado com a finalidade de lançar a pedra triangular para construção da Igreja Matriz (onde já havia uma capela curada) e acompanhar ou comandar a abertura de uma estrada para acesso ao litoral norte.

Pe. João Menendes construiu o Templo e enfrentou literalmente todas as dificuldades naturais a tal empreendimento - daí o nome da Praça justamente atribuída a ele em tempos remotos para ficar nos anais da história do município, onde agora se edifica obelisco homenageando o lançador da base da construção efetivada pelo outro.

O nome do Pe. Dória sequer consta no túmulo (memorial aos padres que passaram pelo município) construído pelo Monsenhor Mário Del Sante no cemitério local... Talvez seja porque ele não tenha vivido nesta cidade e deve ter sido sepultado em São Sebastião onde era de fato pároco.

Pe. Mário foi um vigário atento ao seu tempo e preocupado com a verdade histórica - ou não teria feito o que fez... Mas, com certeza, desconhecia (ou simplesmente ignorou pela irrelevância histórica da atuação da Igreja Católica em nosso município) esses fatos onde Pe. Dória aparece como visitante casual e executado em emboscada na estrada que construiu (aparentemente pela abertura da mesma, por contrariar interesses imediatos dos fazendeiros da época em relação à comercialização de escravos).

A interpretação desses documentos, pela comissão histórica nomeada pelo prefeito atual, muda radicalmente a versão defendida anteriormente por Antonio Paulino de Miranda Júnior (historiador do século passado). Precisa avaliar com cuidado para decidir até que ponto isso é válido. Afinal, estamos falando da construção de um povoado, não de uma estrada...

Quem realmente viabilizou (com a compra e doação do terreno, sem o qual nada teria acontecido) e participou efetivamente da construção do povoado no dia a dia? Se considerarmos válida essa propositura, abrimos um precedente para quem sabe um dia (daqui a cem anos) novos historiadores descobrirem (de repente, através de um artigo de jornal) que o fundador da "Nova Salesópolis" foi, na verdade, Rubens Wuo - pois foi ele quem abriu "no peito", sendo até ameaçado de morte durante e execução, a avenida Adhemar Bolina da entrada até a saída ligando os extremos do perímetro urbano da cidade, facilitando o acesso da capital ao litoral norte sem ter que passar pelo movimentado centro da cidade. Tudo é possível numa polêmica. Inclusive a interpretação errada de fatos tão longínquos...

Portanto, pela minha modesta interpretação, com base na documentação exposta, o Pe. Dória está mais para mártir de uma causa (a construção da estrada que os fazendeiros não queriam) do que para fundador do povoado. Porque (ironizando), se assim for, o descobridor do Brasil pode não ter sido Pedro Álvares Cabral, mas sim o rei que o enviou para ver o que tinha aqui (todo o trabalho que teve é problema do Pedro!); Tiradentes proclamou a independência do Brasil e não Dom Pedro I - como a maioria pensa (afinal, quem morreu pela libertação da coroa foi o primeiro, não o segundo - que, inclusive, (pasmem!) era filho da própria Corôa). E por aí vai... Vamos mudar a História toda, está tudo errado! Apesar, até, de não ser nenhuma novidade...

Afinal, onde um assina, outro comanda e outra pessoa manda... tudo é possível. Até convencer alguém de que o errado é que é o certo! Quantos ministros já caíram mesmo?!!! Sei não, mas acho que o teatrinho armado com o depoimento espontâneo do Ministro do Esporte não convenceu... O que tem uma coisa a ver com a outra? Sei lá, foi só uma coisa que me ocorreu... O Brasil que se cuide!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 22/10/2011
Reeditado em 22/10/2011
Código do texto: T3291320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.