A Subjetividade do Cristianismo - Nietzsche

"No cristianismo, nem a moral nem a religião têm qualquer ponto de contado com a realidade. São oferecidas causas puramente imaginárias ('Deus', 'alma', 'eu', 'espírito', 'livre arbítrio' – ou mesmo o 'não-livre') e efeitos puramente imaginários ('pecado', 'salvação', 'graça', 'punição', 'remissão dos pecados'). Um intercurso entre seres imaginários ('Deus', 'espíritos', 'almas'); uma história natural imaginária (antropocêntrica; uma negação total do conceito de causas naturais); uma psicologia imaginária (mal-entendidos sobre si, interpretações equivocadas de sentimentos gerais agradáveis ou desagradáveis, por exemplo, os estados do nervus sympathicus com a ajuda da linguagem simbólica da idiossincrasia moral-religiosa – 'arrependimento', 'peso na consciência', 'tentação do demônio', 'a presença de Deus'); uma teleologia imaginária (o 'reino de Deus', 'o juízo final', a 'vida eterna'). – Esse mundo puramente fictício, com muita desvantagem, se distingue do mundo dos sonhos; o último ao menos reflete a realidade, enquanto aquele falsifica, desvaloriza e nega a realidade. Após o conceito de 'natureza' ter sido usado como oposto ao conceito de 'Deus', a palavra 'natural' forçosamente tomou o significado de 'abominável' – todo esse mundo fictício tem sua origem no ódio contra o natural (– a realidade! –), é evidência de um profundo mal-estar com a efetividade... Isso explica tudo. Quem tem motivos para fugir da realidade? Quem sofre com ela. Mas sofrer com a realidade significa uma existência malograda... A preponderância do sofrimento sobre o prazer é a causa dessa moral e religião fictícias: mas tal preponderância, no entanto, também fornece a fórmula para a decadência..."

Nietzsche

Nietzsche
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 01/12/2011
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T3366903