• "Uma vida não-suscetível de exame não vale a pena ser vivida."
  • "Penso que não ter necessidade é coisa divina e ter as menores necessidades possível é o que mais se aproxima do divino."
  • "Creio que tenho prova suficiente de que falo a verdade: a pobreza".
  • "O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter".
  • "Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens".
  • "É preciso que os homens bons respeitem as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas."
  • "Só sei que nada sei."
  • "Não te contentes em admirar as pessoas bondosas. Imite-as."
  • "Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará."
  • "Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar."
  • "Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo."
  • "Deixe quem desejaria mudar o mundo primeiro mudar a si mesmo."
  • "Quatro características deve ter um juiz; ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente."
  • "Um bom casamento exige que o homem seja surdo e a mulher cega."
  • "Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade."
  • "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
  • "O que temos de fazer é instruir e não proibir."
  • "É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo."
  • "Homem, conhece-te a ti próprio."
  • "A eloqüência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes."
  • "A beleza é um reino muito pequeno."
  • "A vida sem reflexão não merece ser vivida."
  • "A ociosidade é que envelhece e não o trabalho."
  • "Todo discurso deve ser construído como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu próprio corpo; não lhe podem faltar nem pés nem cabeça; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatíveis uns com os outros e com a obra como um todo"
-(Fedro, 264C)
  • "A administração é uma questão de habilidades,e não depende da técnica ou experiência.Mas é preciso antes de tudo saber o que se quer."
  • "Conheço apenas a minha ignorância."
  • "É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima"
  • "O princípio dos raciocínios é constituído pela essência das coisas"
SÓCRATES