ANALISANDO PROVÉRBIOS POPULARES

ANALISANDO PROVÉRBIOS POPULARES

Marcial Salaverry

PROVÉRBIOS

Provérbios é o que mais existe, aqui vai uma coletânea de alguns bem conhecidos...

Certamente todos são sujeitos a controvérsias, a uma análise, e a dupla interpretação...

Vejamos...

A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira. (Provérbio árabe)

"a mesma tristeza quando procuramos fazer o bem, e recebemos ingratidão e uma traição..."

Ser pedra é fácil, o difícil é ser vidraça. (Provérbio Chinês)

"Realmente é muito fácil criticar o que os outros fizeram, o problema é apresentar a solução..."

Bondade em balde é devolvida em barril. (Provérbio Chinês)

"Nada perdemos procurando ajudar a quem estiver necessitando..."

Ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés. (Provérbio Africano)

"Com certeza, sempre devemos pensar bem antes de tomar certas decisões definitivas..."

Ao término do jogo o rei e o peão voltam para a mesma caixa. (Provérbio Italiano)

"Ou seja, de nada serve orgulho e preconceito, pois o fim de todos sempre será o mesmo..."

Quando as armas estão prontas o bom senso vai-se embora. (Provérbio árabe)

"Um bom diálogo, com bom bom senso e discernimento pode resolver melhor uma pendencia do que uma discussão..."

Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia. (Provérbio árabe)

"Passar algum tempo estudando algo que não gosta, e depois simplesmente esquecer o que estudou, é a certamente a mais inútil perda de tempo que existe..."

Tudo o que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer, mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira. (Provérbio árabe)

"Se for algo de bom, pode acontecer muitas vezes mais, mas se for algo que nos faça mal, que fique apenas na primeira... "

A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga. (Provérbio Japonês)

"é como se diz..."é melhor ter um inimigo pela frente", porque pelas costas não o vemos..."

Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.

"As vitórias sempre nos deixam em estado de beatitude, achando que tudo está bom e perfeito, mas uma derrota nor forçará a reavaliar atitudes, para não permitir que se repita..."

Quem espera, desespera. ou Quem espera, sempre alcança.

"Afinal... como ficamos? Qual das duas assertivas é a correta? Claro que tudo depende da maneira com que cada qual encara a vida,

de uma maneira paciente, ou impaciente..."

Antes só do que mal acompanhado.

"Sem qualquer sombra de dúvida... Alguem cuja presença não nos convém, é melhor que fique distante..."

Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.

"Certamente, nada é definitivo na vida, que não é composta só de vitorias, ou só de derrotas... Temos que saber aceitar tanto os sucessos, como os insucessos, e desfrutar de uns, e esquecer os outros..."

Mulher com cova na face... ao beijá-la, cuidado... pois vão prá cova escondidos... os beijos que deres nela...

"Um dos provérbios mais simpáticos e mentirosos que escutei quando criança... sempre gostei das meninas de covinhas na face..."

Mulher de amigo meu, pra mim é homem.

"Bem... É sujeito a controvérsias... Nem sempre se pode dizer isso, embora possamos assim pensar, mas...."

Quem tudo quer, tudo perde.

"Não devemos ser por demais ambiciosos..."

Cão que late não morde.

"Mas, existem aqueles que conhecem o ditado, e latem só pra despistar... :))"

A barriga é a curva da prosperidade.

"Sem dúvida, uma bela desculpa para justificar certos excessos..."

Dois bicudos não se beijam.

"Fala isso prum casal de tucanos..."

Quem dá aos pobres, empresta a Deus.

"Por vezes, quem empresta, empresta, e adeus..."

Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando.

"Dependendo do pássaro, pois se for um falcão... Deixa voar..."

Quem tem boca vai a Roma.

"Se estiver com o passaporte em ordem, e o dinheiro das despesas..."

É dando que se recebe.

"é o lema de um certo tipo de profissional..."

A fé remove montanhas.

"Tá certo que um pouco de dinamite ajuda tambem..."

Diz-me com quem andas e eu te direi quem és.

"Tem uma alternativa que diz: Diga-me com quem andas, e direi quem vai contigo..."

Para bom entendedor, meia palavra basta.

"Enten direi?"

A pressa é inimiga da perfeição.

"Fala isso se estiver com uma violenta cólica intestinal...e o banheiro é pouco longe..."