Minhas indagações

Rio: +20 razões para pensar

Wilson Correia

1. A democracia é o poder do povo. Mas porque diabos o povo nunca é respeitado em seus anseios no âmbito do poder político?

2. A militarização de Estados e territórios é feita a serviço de quem?

3. Alimentar-se decentemente é uma necessidade. Por que razão, em nome do capital, nossos alimentos são envenenados?

4. Dívidas econômico-sociais, políticas e culturais são cobradas, também injustamente, e ninguém levanta a voz. Por que será?

5. Em uma democracia, o que é mais importante: o político ou o partido político?

6. No Brasil, o professor é o terceiro em credibilidade social, mas o que se situa nos últimos lugares em valorização salarial: isso se explica por quê?

7. O direito à vida implica direito ao espaço vital (terra e território urbano e rural). Isso não é um direito elementar?

8. O pensamento único defende uma única vida, afrontando a pluralidade da existência e sob o imperativo do mercado: sabe me dizer por que uma sociedade transforma o mercado em um verdadeiro deus?

9. Por que as grandes empresas, organizações e corporações têm o poder de vida e morte sobre seres humanos ao redor do mundo?

10. Por que cargas d’água insistem em sustentar insustentável, afirmando falácias como as do Co2, economia verde e quejandos?

11. Por que motivo a violência entre seres humanos não é seriamente debatida?

12. Por que movimentos sociais e organizações dos povos são reiteradamente criminalizados?

13. Por que não se garantem segurança social, saúde e educação dignas daquilo que a vida pede a cada um de nós?

14. Por que o Brasil não destina 10% do PIB para a educação?

15. Por que o humano é tão arrogante que, em lugar de se harmonizar em pé de igualdade com a natureza, pensa que pode depredá-la ou salvá-la?

16. Por que os direitos conquistados não são respeitados e consolidados?

17. Porque mentem dizendo que a ação humana interfere no clima do planeta Terra?

18. Porque os meios de comunicação só veiculam a visão favorável ao capital, às corporações, empresas e patrões?

19. Todo mundo humano precisa de bens materiais, culturais e sociais pare viver com dignidade. Por que fazemos vistas grossas para a negação a esses direitos?

20. Você e eu: o que podemos fazer, de consequente, contra tudo o que foi questionado anteriormente?