Jargões do Futebol parte 2

Apresento-lhes a segunda parte de expressões e palavras bastante utilizadas por desportistas , atletas e demais pessoas envolvidas com futebol. Esta segunda relação de expressões e palavras foram coletadas a partir de consultas feitas em sites, enciclopédias e , principlamente, ouvindo narradores esportivos e entrevistas de jogadores. À medida que ouço um jargão de futebol, anoto para não esquecer, a fim de compartilhar aqui com os amigos que ,como eu, apreciam o futebol.

"Comer a grama" - Empenhar-se ao máximo para alcançar os objetivos

"dar a vida" - Idem a "comer grama"

"É futebol de primeira água"- Time que pratica bom futebol

"Tem que fazer o dever de casa" - Significa que o time tem que vencer seus jogos em casa.

"Eu vim para somar" -Quando o atleta é contratado e quer demonstrar humildade para a nova equipe.

"Grupo fechado" - Quando o time está unido para alcançar um objetivo.

"Temos que continuar trabalhando"- Geralmente, quando o time não alcança seus objetivos.

"Agora é pensar no próximo jogo". Discurso de um atleta geralmente após resultado negativo de sua equipe.

"Clássico não tem favorito" - Quando dois times grandes se enfrentam qualquer um dos dois poderá vencer a partida.

" O time tá quebrando a bola" - ( Quando o time ou jogador apresenta péssimo futebol)

"Salto alto" - Excesso de confiança, esnobar, achar que vai ganhar no momento que quiser)

"Drible da Vaca" - Quando um lança a bola por um lado do adversário e corre pelo outro para recuperá-la adiante

"Catimba " - Quando um atleta ou time cava faltas, provoca o adversário ,pratica o antijogo )

"pendurar as chuteiras"- Aposentar-se, encerrar a carreira.

"Gato" - Atleta que reduz a idade para não se desvalorizar no mercado ou para ter idade para jogar pela equipe juvenil.

"gol de placa" - Belo gol, incomum, primoroso.

"Canhão" - Chute muito forte

"Tapetão" -Quando os pontos de um jogo ou competição são ganhos em tribunais esportivos e não dentro de campo

"O relóóógio maarcaaa…" - Valdir Amaral

"gooooool legal." - Mário Viana

‘"Abrem-se as cortinas do espetáculo" - Fiori Gigliotti

"O meu cronômetro marrrrrca " - Edson Leite

"Carrinho" - Ocorre quando um jogador se atira ao chão, projetando as pernas para frente, com a finalidade de alcançar com os pés a bola, sob controle do adversário. É aplicado com a intenção de roubar a bola de maneira rápida. Porém, na maiora dos casos, o alvo acaba sendo o adversário, o que se configura em jogo perigoso, cabendo a punição com cartão amarelo ou vermelho.

"Elástico" - É um tipo de drible que consiste em o jogador fingir que vai levar a bola para um lado e rapidamente levá-la para outro, iludindo, dessa forma, o adversário. Foi eternizado por Roberto Rivelino. ( Bazzoffias Della Vita)

IMPEDIMENTO

"Impedimento" - O impedimento é uma regra que leva a fama de ser excessivamente complicada, que pelo menos dez jogadores adversários. Ou seja, o impedimento se dá quando entre o jogador a receber a bola e o gol só houver um adversário ou nenhum no momento em que se fez o passe. Este adversário pode ser, inclusive, o goleiro. Para que o impedimento seja concretizado, o jogador a receber o passe deve demonstrar a intenção de participar da jogada. Outra condição para o impedimento é que o jogador que recebe o passe esteja à frente da linha da bola, ou seja, mais próximo à linha de fundo do que a própria bola no momento do passe.

Quando está em posição impedimento, diz-se que o atleta está em posição irregular. A punição para o impedimento é a aplicação de tiro livre indireto, de onde a infração aconteceu, a favor do adversário. O impedimento surgiu com o intuito de evitar que um atacante ficasse colado ao gol durante toda a partida, apenas esperando a bola chegar até seus pés para marcar. Desta forma, os atacantes acabariam não participando ativamente da partida, o que seria prejudicial para o dinamismo do espetáculo. ( Bazzoffias Della Vita)

"Simulação" - Não receber falta e fingir que a recebeu.

"Tabelinha" - Sequência de troca de passes curtos e rápidos entre dois jogadores.

"Bola morta" - Quando o jogo é reiniciado com a bola parada.

"12 º jogador" - Quando a participação da torcida é decisiva em termos de apoio e incentivo contribuindo para motivar os atletas a conquistar a vitória.

"Capitão" -Jogador escolhido para liderar uma equipe, e em uma partida para participar do sorteio , antes do início do jogo.

"O juiz marcou perigo de gol" - Quando a arbitragem se equivoca numa marcação.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues.

Escreve contos , artigos e crônicas. Desportista.

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 15/09/2012
Reeditado em 18/04/2015
Código do texto: T3883504
Classificação de conteúdo: seguro