Frases saramagas


A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.
 
Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa.
 
Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu.
 
Costuma-se dizer que as paredes têm ouvidos, imagine-se o tamanho que terão as orelhas das estrelas.
 
De que adianta falar de motivos, às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos.
 
Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.
 
Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.
 
Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.
 
Há coisas que nunca poderão ser explicadas por palavras.
 
Há esperanças que é loucura ter. Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida.
 
Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo.
 
Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo.
 
Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.
 
Num matrimónio ha três pessoas: o Homem, a Mulher e a terceira pessoa formada pelos dois.
 
O caos é uma ordem por decifrar.
 
O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio.
 
O mundo é tão bonito e eu tenho tanta pena de morrer.
 
O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.
 
O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto.

O que realmente nos separa dos animais é a nossa capacidade de esperança.
(apud Ana Flor)

O silêncio ainda é o melhor aplauso.
 
O talento ou acaso não escolhem, para manifestar-se, nem dias nem lugares.
 
Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo.
 
Que seria de nós se não sonhássemos?
 
Quem acredita levianamente tem um coração leviano.
 
"- Responsabilidade de quê? 
 - A responsabilidade de ter olhos quando os outros perderam."
 
Se não disseres nada compreenderei melhor [...], há ocasiões em que as palavras não servem de nada.
 
Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todos os dias.
 
Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos.
 
Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.
 
Tentei não fazer nada na vida que envergonhasse a criança que fui.
 
Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais.



                               
*********
 
     José de Sousa Saramago (1922-2010), escritor
     português, prêmio Nobel de Literatura em 1988.

 
 
          Fontes:
          Escrivaninha de Ana Flor do Lácio

          
http://pensador.uol.com.br/ 

 
         
José Saramago
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 25/11/2012
Reeditado em 02/12/2012
Código do texto: T4003436
Classificação de conteúdo: seguro