Uma Frase, Uma resenha...

“...Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva”

Voltando ao assunto cinema, mais precisamente à ficção científica, aparentemente não há tanto assim de poesia no gênero. Mas certas cenas me tocaram muito. Uma delas do filme “O Caçador de Andróides” (Blade Runner), dirigido pelo Ridley Scott e Protagonizado pelo então jovem, Harrison Ford.

Ford era um caçador de andróides que, revoltados com a provável vida curta que teriam, mataram os tripulantes de uma nave e a tomaram para viajar até a Terra. Eles eram mineiros exploradores em outros planetas porquanto haviam sido “projetados” para enfrentar todas as dificuldades e intempéries desses astros no lugar da mão de obra humana. Haviam sido construídos fortes e cada um com habilidades específicas muito além das humanas. Vieram para obrigar seu “pai”, um gênio de engenharia biogenética, a prolongar-lhes a vida.

Depois de terem se espalhado por uma Los Angeles caótica e chuvosa a procura dos cientistas que os projetaram iniciaram uma odisséia de perseguições onde podemos ter uma visão pessimista de um futuro não muito distante, numa concepção estética e social montada em nossa realidade atual.

O centro da trama é, na verdade, uma reflexão filosófica sobre a falta de identidade que é retratada nos replicantes (os andróides) em meio à tragédia urbana.

Mas o momento a que me referi trata-se de um desabafo do líder dos andróides (o ator Rudger Hauer) ao fim de uma luta eletrizante para sobreviver à persistência de seu perseguidor (Harrisson Ford), onde, evocando sua vivência pelos diversos, belos e inóspitos planetas por que passou, lamenta seu ocaso dizendo “Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva”.

___________________________________________________________________________

Quantos de nossos momentos se perdem assim?

Quem nunca se interessou em ver esse filme de 1986, e o veja agora, não notará quase nada de anacrônico nas idéias estampadas pelo roteiro noir e cheio de suspense.