Frases de Nelson Rodrigues

Nosso teatrólogo maior não se limitou aos textos para palcos.

Sua contribuição para a Literatura Brasileira é muito grande, tendo começado nos jornais.

Nelson manteve colunas famosas. Na "Última Hora", escreveu por longo tempo "A Vida como Ela É", leitura obrigatória dos que gostavam de boa distração.

Passando para "O Globo", escreveu maravilhosas crônicas sobre futebol, "À sombra das chuteiras imortais", lidas por quem mesmo não gostava do esporte, mas pela sutileza do cronista. Pouco depois, passava a ser responsável por toda uma página do segundo caderno do jornal.

"Confissões de Nelson Rodrigues" era também leitura obrigatória, mesmo de quem não gostava de "O Globo". Estas obras, evidente, não se perderam, hoje fazem parte de livros editados que contém a produção literária da longa fase do autor quando jornalista.

São interessantes as frases de Nelson, sempre polêmicas e provocadoras. Seguem algumas delas.

• “O brasileiro é um feriado”.

• “O Brasil é um elefante geográfico. Falta-lhe, porém, um rajá, isto é, um líder que o monte”.

• “Sou a maior velhice da América Latina. Já me confessei uma múmia, com todos os achaques das múmias”.

• “Toda oração é linda. Duas mãos postas são sempre tocantes, ainda que rezem pelo vampiro de Dusseldorf”.

• “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”

• “Na vida, o importante é fracassar”

• “A Europa é uma burrice aparelhada de museus”.

• “Hoje, a reportagem de polícia está mais árida do que uma paisagem lunar. O repórter mente pouco, mente cada vez menos”.

• “Daqui a duzentos anos, os historiadores vão chamar este final de século de ”a mais cínica das épocas”. O cinismo escorre por toda parte, como a água das paredes infiltradas”.

• “Sexo é para operário”.

• “O socialismo ficará como um pesadelo humorístico da História”.

• “A pior forma de solidão é a companhia de um paulista”.

• “Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos”.

• “As grandes convivências estão a um milímetro do tédio”.

• “Todo tímido é candidato a um crime sexual”.

• “Todas as vaias são boas, inclusive as más”.

• “O presidente que deixa o poder passa a ser, automaticamente, um chato”

• “Não gosto de minha voz. Eu a tenho sob protesto. Há, entre mim e minha voz, uma incompatibilidade irreversível”.

• “Sou um suburbano. Acho que a vida é mais profunda depois da praça Saenz Peña. O único lugar onde ainda há o suicídio por amor, onde ainda se morre e se mata por amor, é na Zona Norte”.

• “O adulto não existe. O homem é um menino perene”.

• "Não vou para o inferno, mas não tenho asas"

• "O óbvio também é filho de Deus."

• "O dinheiro compra até amor sincero."

Os grandes talentos são assim. Não necessariamente sisudos e gongóricos.