Conceitos de Educação

Paulo Freire nos diz que “a educação tem caráter permanente. Não há seres educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”. Helma Pamplona diz que “educação é um processo contínuo que orienta o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades”.

Vou-me ater a um conceito mais resumido, mas não menos abrangente, que ouvi de uma diretora de colégio, ainda na década de 70. “Educação é a aquisição de bons hábitos”.

Nesses bons hábitos pode estar a ética, a disciplina, a honestidade, a polidez, a cortesia, não se restringindo a conhecimentos intelectuais ou técnicos. Um PhD de Harvard ou Oxford pode ter o maior nível de informações, sem a correspondente educação moral e cívica necessária ao convívio social.

A propósito, vale lembrar um caso recente, acontecido em Londres, entre dois atletas, um espanhol e outro queniano. Este último, sempre na frente, com vitória garantida, parou, por engano, achando que ali era a linha de chegada. O espanhol, que poderia vencer a corrida, percebeu o engano do queniano e lhe advertiu: “vamos, vamos, é mais na frente”. Não faltava mais que dez metros. Por uma questão de ética, cedeu sua vitória ao verdadeiro merecedor. Isto sim que é praticar o conceito de educação.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 07/04/2013
Reeditado em 07/04/2013
Código do texto: T4228058
Classificação de conteúdo: seguro