Amor é uma atração afetiva ou física que, devido a certa afinidade, um ser manifesta por outro.

* "Freud ensinou que o amor era a supervalorização. Ou seja, se você visse o objeto amado como realmente é, não seria capaz de amá-lo".

- Saul Bellow

* Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...

Prendi meus afetos, formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.
- Castro Alves

* "Nenhum de nós jamais morreria por amor. Iríamos sofrer e nos separar e encontrar outra pessoa. Pertencía-mos ao mundo da comédia, não ao da tragédia."

- Graham Greene

* "É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música".

- Balzac

* "Durante toda a vida, eu não podia sequer conceber em meu íntimo outro amor, e cheguei a tal ponto que, agora, chego a pensar por vezes que o amor consiste justamente no direito que o objeto amado voluntariamente nos concede de exercer tirania sobre ele."

- Fiódor Dostoiévski

* "Ademais, podemos observar que o amor, nesse período, é de uma natureza mais séria e mais firme do que nas épocas mais jovens da vida. O amor das moças é incerto, caprichoso, e tão néscio que nem sempre podemos descobrir o que pretendem; antes, pode-se quase duvidar de que elas próprias o saibam."

- Henry Fielding

* "Amor é uma palavra; o que importa é a conexão que esta palavra implica".

- Matrix Revolutions

* "Um covarde é incapaz de exibir amor; amor é a prerrogativa do bravo".

- Mahatma Gandhi

* "Um homem se apaixona através de seus olhos, a mulher através de suas orelhas".

- Woodrow Wyatt

* "Toda a doença que se manifesta em nós vem do medo, e tudo que é de bom vem do amor".

- Eleanor Farjeon

* "Tudo que eu entendo, entendo apenas por causa do que eu amo".

- Leon Tolstoi

* "Ao toque do amor, qualquer um vira um poeta".

- Platão

* "De todas as formas de cautela, cautela no amor é talvez a mais fatal para a felicidade verdadeira".

- Bertrand Russell

* "A morte não termina com um amor verdadeiro. Ela apenas o adia um pouquinho".

- William Goldman, em seu romance The Princess Bride

* "Odeie o pecado e ame o pecador".

- Mahatma Gandhi

* "Se eu sei o que é o amor, é por sua causa".

- Hermann Hesse

* "Ame o próximo assim como você ama a si mesmo".

- Jesus Cristo

* "Ame seu vizinho assim como você ama a si mesmo, mas não derrube a cerca".

- Carl Sandburg