O QUE CONSTRÓI O EDIFÍCIO DE NOSSO SER.


Nossa atividade diante da vida não depende necessariamente do que se passa em volta, são circunstâncias externas que não nos pertencem, a não ser que as trouxermos para nosso senso comum. O que nos faz edificar nosso Ser, é o que se passa dentro de nós, e desse material devemos dar conta e zelar pela sua qualidade.

Tudo com parcimônia: exercício; alimentação; trabalho; preocupação; as diversas paixões, e afastemo-nos dos maus hábitos, que nos podem levar ao vício, que uma vez instalado, rouba-nos preciosos anos da vida e nos leva à derrocada moral de dificil recuperação.
Trazer conosco a espiritualidade - crença e fé, é uma síntese das muitas e boas receitas para ser mais feliz.

Quando um navio está para ir a pique, o capitão ordena: “Lastros ao mar”. O barco fica mais leve e acaba por não afundar. O mesmo se aplica à nossa vida. Se nos sobrecarregarmos, mantermos tudo retido, internalizado, sem a válvula de escape de um lazer, uma atividade recreativa amena e descompromissada, seremos um forte candidato ao espectro do estresse, a angústia da vida e as perigosas ideias.

Aprendi a repetir, “ a vida não é uma emergência”. Passei a viver melhor, comer menos e dormir mais. As demais coisas vieram por acréscimo.

Você pode tentar perfumar um depósito de lixo, o cheiro pode melhorar, mas a substância básica continua a mesma. Assim também, com a mudança de vida quando descarrilhada, antes do sinistro se perpetuar, volte aos trilhos o mais rápido que puder, não apenas espargindo perfume para disfarçar. Tome séria atitude para consigo. Às vezes temos que ser rudes e severos conosco. Não tenha acanhamento, peça ajuda. Melhor ser ajudado do que ficar caído perante os olhos daqueles que mais nos amam. 

Outro aspecto da vida é: "Ver não é o mesmo que enxergar". Enxergar é o que todos fazem. Quem olha e vê, descobre coisas que fogem à vista da maioria. O Mestre Jesus disse: "Vejam que tem olhos de ver e ouçam quem têm ouvidos de ouvir". Entendemos isso? Sim, não podemos ser estultos, temos que observar, o "aspecto da vida" citado. Álvaro Caeiro, um heterônimo de Fernando Pessoa, falava "em doente dos olhos" para aqueles que olham - enxergam - mas não veem as belezas da natureza. Aquela é superficial efêmera, esta é profunda em compreensão da vida e das coisas, impregna o mais íntimo do ser.

Descobrir consiste em olhar para a mesma coisa que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente. Ser criativo para si mesmo, rir-se de você mesmo, não se levando tão a sério, como em outras palavras disse Jorge Luz Borges, mesmo quando já estava começando a ficar cego. Imaginem, isto para um homem cuja vida era a leitura e a escrita literária.

Nada existe de permanente a não ser a mudança; “tudo passa, tudo passará como as ondas do mar, num vai e vem infinito”. Nunca a mesma onda com a mesma altura e forma, nunca a extensão que atinge na praia. Só a mudança – em seu ato de mudar constante é eterna.
O homem persistente jamais ouvirá do Gato de Alice: “Se não sabes qual caminho tu queres, qualquer caminho te servirá”.

A persistência é o caminho do êxito.
Quando a solução a prosa não alcançar,
faça a poesia tomar o bastão e avançar.

Seja qual for a crise em sua vida,
Não perca as flores da esperança.
Tenha amor, ardor e fé, a preferida,
E um jardim florido na lembrança!

A vida está nas mãos daquele que ousa sonhar, e correr o risco de poder viver seus sonhos.
Aquilo que pedimos com desalento aos céus, julgando não sermos ouvidos, na maioria das vezes Deus secretamente já depositou em nossas mãos. Bem por isso está escrito que: “Deus sabe de nossas necessidades antes que nós as peçamos”; e que “Ao justo ele provê as necessidades enquanto dormem”.

 
“Em meu país de memória e sentimento”,
Abra-se à novidade, de cada momento.
Não deixes de viver a riqueza da emoção,
Ao só ligares à profundeza da crua razão,
Vosso espírito deixando ao esquecimento.


Plantes tu mesmo hoje o Jardim da Vida.
Embeleza tua alma para receberes o pássaro da esperança.
Semeies os Lírios Brancos do Campo e Olhai as Aves do Céu.
Colhei hoje as Rosas da Vida do teu jardim multicor.
Não esperes o amanhã; plantes teu jardim e decores tua alma,
ao invés de esperares por alguém te trazer as flores.
Não desanimes perante uma batalha em que fostes derrotado.
Uma guerra é feita de muitas batalhas. Tenha contigo a força da oração. Dela nasce a fé escudo e espada, complementos de teu espírito de resistência. Seu capitão será Jesus Cristo, cuja Estratégia e Ordens vêm do Pai, e são plenamente infalíveis.

Quando sentires incapaz de pensar claramente, não elabores obscuridades fora de tua luz. Pare de pensar. Apenas sintas a vida em ti mesmo. Esse fluir vital, o levará à alegria de viver, que o levará ao agradecimento, com isso à benção. Já estarás pronto a prosseguir. Dê graças por isso.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 25/05/2015
Reeditado em 25/05/2015
Código do texto: T5253872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.