Frases reflexivas Vol.2—VII

LXXI – O ateísmo moderno não é nada mais que um bando de criancinhas ofendidinhas com Deus. Eles creem na existência de Deus, a ponto de odiá-lo.

LXXII – Ateu: Sujeito que aparenta ser racional, quando, na verdade, é apenas um materialista.

LXXIII – Deus não nos pede a perfeição, pois sabe que jamais, em vida, a teremos. Mas pede nosso mais perfeito esforço para a perfeição.

LXXIV – O ser humano tem dentro de si um traço puramente divino, herdado de Deus. O gosto pela criação. Gostamos de criar, evidentemente, não tão bem ou perfeito como cria nosso Pai. Mas, aos que se perguntam por quê Deus criou, seja respondido que não temos resposta, senão por amor. O maior expoente deste traço divino é a arte musical e a arte plástica. Como deve ser feita com rigor, em exatas medidas, e fiéis proporções. As pessoas gostam da música, e admiram a bela arte plástica, mas ninguém sabe por quê, simplesmente amamos criar e contemplar a criação.

LXXV – Sinto que a maioria dos ateus não são ateus de verdade — quer dizer, ateu não existe, pois todo ser humano tem um deus, superior, igual ou inferior, natural ou sobrenatural —, mas pessoas magoadinhas, que, no fundo, têm uma esperança de encontrar Deus, pois têm dúvida. O ateu pode dizer o quanto quiser que não crê em Deus, mas sempre terá a dúvida se Ele existe ou não, isso porque não se provou Sua existência ou não-existência.

LXXVI – A fixação dos ateus de falarem em Deus, que Ele não existe, e, ao mesmo tempo, que é mal, que É criado pelo homem, ao mesmo tempo que É responsável pelo mal do homem, só demonstra que creem em Deus, pois são fiéis a Ele, sempre se lembrando dEle. Já sabemos, o ódio é muito mais fiel que o amor.

LXXVII – O prazer não satisfaz. Apenas atiça-nos por mais prazer e, portanto, nos insatisfaz.

LXXVIII – Interessante, como os detratores da Igreja Católica — mas isso é uma constante, usada contra todas as igrejas — se utilizam dos casos de pessoas que escandalizam a igreja, para acusar a Igreja desses escândalos. Quando o sujeito comete um erro, ele não está escandalizando a Igreja — por mais que as pessoas se sintam escandalizadas —, mas a si próprio, pois este ou aquele erro não é uma norma, doutrina, mandamento da Igreja. De certa forma, destes exemplos, pode-se tirar muito mais que o escândalo. Pode-se tirar o testemunho que é necessário a conversão à Igreja, pois os que cometem estes erros (pedofilia, desonra ao celibato, pecados e crimes em geral) cometem não em comunhão com a Santa Igreja de Cristo, mas em comunhão com o mundo.

LXXIX – Se indícios comprovam a existência do pensamento, então, por esta mesma lógica, Deus existe, e É comprovado pelos indícios de Sua ação. Vocês, cientificistas, acreditam em algo que não viram, não provaram, mas que foi dito a vocês que existe. Não é isto que criticam na religião? Não é esta a irracionalidade que dizem existir nos religiosos? Se for por indício, tem-se bilhões de milagres e acontecimentos sobrenaturais que, se não foram feitos por Deus, foram feitos por uma força superior e metafísica que corresponde a este título. Muitos nunca saíram nem do próprio país, menos ainda da terra, mas afirmam que ela é redonda, que estrelas são imensas, que a terra gira entorno do Sol; muitos não chegaram aos 30 anos, mas já afirmam que, há milhares de anos, o nada originou o tudo, com determinação de fé, que uma quantidade de acasos foram originando novos e novos acasos perfeitos, que seres semelhantes a macacos, porém não-macacos, originaram, por acaso, macacos e homens muito parecidos com macacos e que, no intervalo de milhares de anos, este se transformou no homem que é hoje. Não estou de criticar a fé, mas a criticar os que a criticam, chamando-a de irracional, quando eles próprios só possuem fé, pois não presenciaram, nem viram nada disso, mas dizem, com fervor religioso, que esta é a verdade e que nada existe fora disso. Afirmo que o cientificismo é a nova religião. O acaso é seu deus, os cientistas são os profetas e os cientificistas são os fiéis. E este deus afirma que o homem é o que há de mais superior, pois é o que é racional, e que seu filho, o homem, merece ser adorado. Qualquer semelhança religiosa é mera coincidência.

LXXX – Homens batem, abusam — não falo repreender, pois todo mundo, a todo instante, corre o risco de repreensão, até de quem não conhece — não porque são machistas, pois se fossem bateriam em qualquer mulher, fazem isso por sua agressividade. Simples assim. Por que ele não bate na mulher de um lutador? Simplesmente porque ele irá apanhar do lutador. Não tem a ver com sexo, mas com permissão. Se o sujeito bate e a mulher não revida, ele nota que pode bater.