EM DEFESA DA FÉ...

De que é feita a fé?

Recentemente alguém disse: “A fé não fornece respostas, apenas impede as perguntas”. Discordo veementemente! Fé que é fé pergunta, pesquisa, perscruta... Fé é liberdade, não prisão. Fé é credibilidade, e não compulsão. Fé é abertura, não clausura. Fé é o infinito, não um edifício. Fé é reflexão muito além de religião. Fé não pode ser comprada, tem de ser construída. Fé que é fé deixa livre para pensar, questionar, discordar e às vezes até negar. Fé é a crença conjugada à confiança. Fé não é feita de crendices, mas de saberes. Fé que se omite não é fé, é credulidade... Fé é o que não se vê, mas se sabe, se percebe, se sente... Fé é a pergunta que crê, a dúvida que motiva, a procura que jamais se cansa.... Fé é a busca que não se intimida pela covarde descrença. Fé é a caminhada que não se paralisa pela insegurança de não haver chegada. Aliás, a fé não se incomoda de não ter todas as respostas porque já é, por si mesma, a maior resposta; a resposta de que estar vivo é uma conquista; a resposta de que apesar dos pesares viver ainda faz sentido... Porque no princípio de todo movimento há uma forte expectativa de que lá adiante tudo valerá a pena... A propósito, justamente à esta expectativa certeira que nunca se acomoda dá-se o nome de... FÉ!

'Fé sem ciência é cega; ciência sem fé é coxa'.