ALVO OU AMBIÇÃO? Eis a questão!

ALVO OU AMBIÇÃO? Pus-me a ponderar sobre seus implícitos fatores de diferenciação. A conclusão?

O alvo focaliza a atenção no êxito do legado, enquanto a ambição mira somente no louvor do reluzente prêmio. O alvo anseia e esforça-se pela vitoriosa conquista. Já a ambição deseja apenas a posição no pódio e a sua graduada façanha. O alvo se alegra com o máximo potencial do desempenho. A ambição se alimenta com a barulhenta bajulação do reconhecimento. O alvo prima pela despretensão da contribuição. A ambição condiciona-se estritamente em função do volume da sua condecoração. O alvo compreende quando, por alguma razão, não atinge a plenitude de seu intento. A ambição contesta e ataca toda suposta causa de seu desalento.

O alvo erra e aprende. A ambição, ao mínimo dissabor do fracasso, tropeça e abandona tudo. O alvo é amigo da persistência. A ambição é comparsa da chantagem. O alvo procura a concretude da inviolável integridade. A ambição persegue a vantajosa doçura da fácil conveniência. Para o alvo, destaque é consequência. Para a ambição, principal motivo. O alvo é intransigível. A ambição, insaciável. O alvo considera-se humilde aprendiz. A ambição enxerga-se como infalível mestre. O alvo agradece quando é redirecionado a novos horizontes. A ambição simplesmente não admite qualquer mínima correção de sentido. O alvo desfruta da inteira trajetória. A ambição desperdiça o prazer do percurso, pois só pensa na recompensa da distante chegada.

Para o alvo, vencer é através do mérito. Para a ambição, obrigatoriedade da obsessão. O alvo divide a glória com os parceiros de labuta. A ambição é estrela solitária, quer brilhar, e com os lampejos de seu brilho, ofuscar a luminosidade alheia. O alvo é a generosidade da partilha. A ambição é a rivalidade da disputa. O alvo é piso de apoio para o soerguimento da virtude. A ambição é a pedra rachada do esnobe orgulho.

O alvo celebra a união do conjunto. A ambição promove o individualismo do ego. O alvo comemora o êxito de um membro como a gratificação do inteiro time. A ambição afere o sucesso meramente segundo a sua excepcional performance. O alvo fica feliz pelo favorecimento, mas, por ele, jamais paga o preço da desonestidade. A ambição é movida pelos alaridos do retumbante aplauso, e por ele, aceita qualquer negócio.

O alvo vê os obstáculos como oportunidades de superação. A ambição critica as barreiras, e as classifica como impedimentos para a honrosa atuação. O alvo agradece pelo refinamento do reajuste. A ambição condena todo apelo ao aprimoramento, achando “dispensável” o oferecido conselho. O alvo é reconhecidamente aberto e dependente. A ambição se tranca numa hermética redoma restrita e autossuficiente. O alvo enobrece aquele que o alcança. A ambição empobrece o espírito de quem a digere...

Enfim, alvo ou ambição? Eis a questão!