Imagem da net




 
 
TREZE FRASES DE CERTO JOÃO [2]
 
 
1 Filosofia de vida: não ter uma única filosofia vã.

2 Hábito que ou se cultiva diuturna e cotidianamente ou ele morre, sem fazer estupendos efeitos na manhã do dia seguinte: ler e ler muito.

3 Aceito que me contestem, e o faço até de bom grado, que ninguém é mesmo dono da verdade. A crítica que constrói é, de fato, uma ajuda solidária. E quem a rejeitar comete o erro de ser um mal-agradecido.
  1. 4 Em casa, uma voz me adverte: – Tem rato na cozinha. Ao que refuto, de bate-pronto: – Piores são os do Congresso, que golpeiam presidente eleito, dão golpe de estado, lavam dinheiro sujo e levam grana para a Suíça, a roer o Fisco.

    5 Mais vale um jucá na mão do que dois golpistas – um no Ministério (já fora) e outro no Senado.

    6 Acreditar na melhoria dos humanos, ainda que estes sejam sionistas, fascistoides (fascista, de fato, não tem cura) ou ianques.

    7 Rechaço, com veemência, quando ouço de preconceituosos que toda mulher de cabelo tinto de vermelho leva inclinação para puta. Para a mulher, a filha e as amigas eu só digo o que elas querem ouvir: – Vocês é que sabem como devem ser!

    8 Aprovo que, em tudo que se pense, diga ou se faça, haja uma parada estratégica, a fim de logo pular-se para o degrau de cima. Mas para movimentar algo é preciso que se impulsione o primeiro movimento; o resto vem como movimentação própria do movimento inicial.

    9 Regrinha simples do bem-viver, para causar inveja aos «nossos» homens do Parlamento, consoante pregou João Capistrano de Abreu, o cabeça-chata da terra de Chico Anísio: «que todos tenham vergonha na cara».

     10 Duas inutilidades: escrever à base de estrangeirismos (colunistas sociais) e só escrevinhar injetando um latim de a. C.(os latinórios em desuso).

    11 Melhor serviço prestado a alguém, quando este se encontrar no degrau da desgraça: a solidariedade (mas a verdadeira, não a da Farsa Sindical).

    12 Abomino os falsos, os invejosos e os que detratam a vida alheia com a maior gratuidade. Mas invejosos e hipócritas são o alvo melhor das minhas fobias e aversões. 

    13 Dou mil e mais para as pessoas francas, que se desabotoam sem fazer como a vaquinha malhada, na hora da ordenha, que velhacamente esconde o leite.
 
Fort., 24/05/2016.
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 24/05/2016
Reeditado em 24/05/2016
Código do texto: T5645395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.