Lendo Machado de Assis

"Mas aquilo que o espírito do homem não vence, há de vencê-lo o tempo, a quem cabe final razão".

Machado de Assis, "Miss Dollar".

"... vendo Mendonça mergulhado no meio de uma chusma de livros e folhetos, perguntou-lhe se estava estudando para ser deputado. Jorge cuidava que se estudava para ser deputado!"

Machado de Assis, "Miss Dollar".

"A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras".

La Rochefoucauld citado por Machado de Assis no conto "Miss Dollar".

"... sabia esses mil nadas que entretêm geralmente as senhoras quando elas não gostam ou não podem entrar no terreno elevado da arte, da história e da filosofia".

Machado de Assis, "Miss Dollar".

"Se te achas com força de ser o Colombo daquele mundo, lança-te ao mar com a armada; mas toma cuidado com a revolta das paixões, que são os ferozes marujos destas navegações de descoberta".

Machado de Assis, "Miss Dollar".

"O ridículo é uma espécie de lastro da alma quando ela entra no mar da vida; algumas fazem toda a navegação sem outra espécie de carregamento".

Machado de Assis, "Miss Dollar".

"... outros Aquiles andam por aí que são da cabeça aos pés um imenso calcanhar".

Machado de Assis, "Miss Dollar"

"Aquela boca pequenina, que parece um beijo perpétuo".

Machado de Assis, "A Chave"

Machado sempre jogando um balde de água fria nos corações românticos com seu ceticismo mordaz:

"... não se dizem boas coisas daquela família".

"Calúnias!", responde o filho enamorado da moça daquela família.

"Pode ser", pondera o sábio pai, "mas calúnias que correm e se acreditam; e visto que tu não podes fazer na véspera do casamento um manifesto aos povos desmentindo o que se diz e provando que nada é verdade, segue-se que as calúnias triunfarão".

Do conto "Longe dos olhos".

"Mas achou os filhos à porta da casa; viu-os correr a abraçá-lo e à mãe, sentiu os olhos úmidos, e contentou-se com o que lhe coubera. E, então, comparando ainda uma vez os sonhos e a realidade, lembrou-lhe Schiller, que lera vinte e cinco anos antes, e repetiu com ele: 'também eu nasci na Arcádia...' A mulher, não entendendo a frase, perguntou-lhe se queria alguma coisa. Ele respondeu-lhe: -- A tua alegria e uma xícara de café".

Machado de Assis, "O Programa"

"Os vendedores de tabaco certamente contam com as paixões infelizes, as esperas de entrevistas, e outras hipóteses em que o cigarro é confidente obrigado".

Machado de Assis,"A Mulher Pálida"

"É uma expressão singular de pomba e gato, de mimo e desconfiança. Há olhares dela que atraem, outros que distanciam, -- uns que inundam a gente, como um bálsamo, outros que penetram como uma lâmina."

Machado de Assis, "A Chave"

"... e eles começaram a sentir-se bem ao pé um do outro, e a descobrir que eram bonitos, capazes de amar, e capazes de ser amados. Daí ao amor não distava um oceano, talvez um rio estreito; e esse rio eles o transpuseram, numa noite de luar, ao pé da janela, -- tal qual numa balada romântica".

Machado de Assis, "Um para o outro"

"perdia o tempo, e ficava como quem, além do tempo, perdesse as esperanças".

Machado de Assis, "Um para o outro".

"Por que me vens tu tentar, anjo rebelde? Deixa-me só comigo, ou espera-me; guarda contigo essa chama que te sinto luzir nos olhos, e talvez seja amor... talvez!"

Machado de Assis, "Um para o outro"

"A intimidade que vem só do costume é frouxa e facilmente suspeitosa; a que se funda na afeição recíproca é menos precária."

Machado de Assis, "Um para o outro".

"talhada com amor no mais belo mármore humano".

Machado de Assis, "Um para o outro"

"... doida pode ser que já fosse, mas de uma doidice branda, a doidice das moças em flor".

Machado de Assis, "A Chave"

"Percebo, percebo! Tendes a volúpia suprema da vaidade, que é a vaidade da modéstia".

"O coração não é só berço e túmulo, é também hospital. Guarda algum doente, que um dia, sem saber como, convalesce do mal, sacode a paralisia e dá um salto em pé".

Machado de Assis, "O escrivão Coimbra"

"Assim viveu os últimos anos do império e os primeiros da república, sem já crer em nenhum dos dois regimes. Não cria em nada. A própria justiça em que era oficial, não tinha a sua fé; parecia-lhe uma instituição feita para conciliar ou perpetuar os desacordos humanos, mas por diversos e contrários caminhos, ora à direita, ora à esquerda. Não conhecendo as Ordenações do Reino, salvo de nome, nem as leis imperiais e republicanas, acreditava piamente que tanto valiam na boca de autores como de réus, isto é, que formavam um repositório de disposições avessas e cabidas a todas as situações e pretensões".

Machado de Assis, "O escrivão Coimbra"

"A eternidade ficou reduzida de alguns séculos de séculos; mas, como todas as eternidades deste mundo são assim, a questão é saber em que proporção se reduzem".

Machado de Assis, "Um Quarto de Século"

"tinha essa espécie de olhos derramados que não foram feitos para homens ciumentos".

Machado de Assis, "A Desejada das Gentes"

"... nem divinizar o dinheiro, nem também bani-lo; não vamos crer que ele dá tudo, mas reconheçamos que dá alguma coisa e até muita coisa".

Machado de Assis, "A Desejada das Gentes"

"Quem é a saudade senão uma ironia do tempo e da fortuna?"

Machado de Assis, "A desejada das gentes"

"Há muitos modos de afirmar; há só um de negar tudo."

Machado de Assis, "A Igreja do Diabo"

"É para que não acredites nas pessoas que vão ao Corcovado, e dizem que ali a impressão de altura é tal, que o homem fica sendo coisa nenhuma. Opinião pânica e falsa, falsa como Judas e outros diamantes. Não creias tu nisso, leitor amado. Nem Corcovados, nem Himalaias valem muita coisa ao pé da tua cabeça, que os mede."

Machado de Assis, "O Cônego ou A Metafísica do Estilo".

"Maria Regina viu dentro de si a estrela dupla única. Separadas, valiam bastante; juntas, davam um astro esplêndido. E ela queria o astro esplêndido. Quando abriu os olhos e viu que o firmamento ficava tão alto, concluiu que a criação era um livro falho e incorreto, e desesperou".

Machado de Assis, "Trio em Lá Menor".

"Não lia jornais. Achava que um jornal era a coisa mais inútil do mundo, depois da Câmara dos Deputados, das obras dos poetas e das missas. Não quer isto dizer que Soares fosse ateu em religião, política e poesia. Não. Soares era apenas indiferente. Olhava para todas as grandes coisas com a mesma cara com que via uma mulher feia. Podia vir a ser um grande perverso; até então era apenas uma grande inutilidade".

Machado de Assis, "Luís Soares".

"O calor do sol está dizendo aos homens que vão descansar e dormir, ao passo que a frescura da noite é a verdadeira estação em que se deve viver. Livre em todas as minhas ações, não quero sujeitar-me à lei absurda que a sociedade me impõe: velarei de noite, dormirei de dia".

Machado de Assis, "Luís Soares"

"... senti que os pensamentos dolorosos que me haviam torturado durante a noite esvaneceram-se à luz da manhã, como verdadeiras aves da noite e da solidão".

Machado de Assis, "Confissões de uma viúva moça".

"Se meu marido tivesse em mim uma mulher, e se eu tivesse nele um marido, minha salvação era certa. Mas não era assim. Entramos no nosso lar nupcial como dois viajantes estranhos em uma hospedaria, e aos quais a calamidade do tempo e ahora avançada da noite obrigam a aceitar pousada sob o teto do mesmo aposento".

Machado de Assis, "Confissões de uma viúva moça".

"Era a curiosidade do coração, esse primeiro sinal das tempestades em que sucumbe a nossa vida e o nosso futuro".

Machado de Assis, "Confissões de uma viúva moça".

"... a luta do dever e da imaginação é cruel e perigosa para os espíritos fracos".

Machado de Assis, "Confissões de uma viúva moça"

"Só o tempo, a ausência, a idéia do meu coração enganado, da minha dignidade ofendida, puderam trazer-me a calma necessária, a calma de hoje".

Machado de Assis, "Confissões de uma viúva moça".

Luciano Machado Tomaz
Enviado por Luciano Machado Tomaz em 23/08/2016
Reeditado em 28/08/2016
Código do texto: T5737657
Classificação de conteúdo: seguro