MARCO INICIAL DA CORRUPÇÃO

A corrupção no Brasil tomou o grande impulso, depois da febre pelo "estado mínimo". Até os ditos socialistas, comunistas, que pregam o "estado máximo" adoraram e aderiram à prática.

Assim o marco inicial da corrupção institucionalizada foi a adoção do estado mínimo.

A primeira vez que ouvi o apregoamento dessa tese, foi da boca de Fernando Henrique Cardoso, o tal sociólogo que não adotou nenhuma de suas idéias sociais, quando presidiu o Brasil.

O custo do serviços públicos triplicaram quando demandou suas atividades para a iniciativa privada, pela necessidade do lucro. Se já não bastasse este custo, algum compadre beneficiado bolou a devolução de parte disto, em forma de propina, para que fosse o vencedor da peleja.

Há casos de sobra, até no judiciário, como o caso d superfaturamento na obra do Fórum Trabalhista de São Paulo, em 1998, protagonizado pelo juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como lalau.

Claro que nem tudo é corrupção, nem tudo deve ficar na mão do Estado, mas se de um lado alguns incompetentes não conseguem administrar, não é motivo para que se terceirize tudo, privilegiando alguns.

Se a desculpa era porque os aposentados inchariam as folhas de pagamento, embora eles pagassem para isto, o próprio estado deveria ter se organizado para suportar a administração do que retinha dos futuros aposentados, bem como da parte que lhe cabia.

Afinal, gastamos mais em aposentadorias ou em corrupção?

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 19/04/2017
Reeditado em 21/04/2017
Código do texto: T5975116
Classificação de conteúdo: seguro