PONDÉ NÃO SABE DE NADA

Pondé tem dito que fica se perguntando sobre o argumento de que as leis trabalhistas protegem o trabalhador. Nesta linha ele dispara que não vemos americanos tentando entrar no Brasil e por outro lado, vê, brasileiros abrindo mão das leis trabalhistas, e tentando entrar legal e ilegalmente nos EUA.

Talvez, quando se passa filosofando, longe do cotidiano, estes raciocínios argumentativos, destoem da lógica, então fica imperceptível que o viés não é a lei trabalhista, mas o quanto se ganha lá.

Tive um colega, que passou alguns anos por lá, trabalhou naquilo que os americanos da gema não querem fazer, pois para eles é degradante e-ou ganha-se pouco, pois lá, os dá gema se especializam em alguma coisa. Quanto ao amigo, segundo ele, fez de tudo, de até limpar chicle em pisos de supermercado ao controle de qualidade nas linhas de montagens de tomadas, interruptores e suportes elétricos (talvez hoje estas miudezas sejam fabricadas na China).

O salário mensal?

- Ainda segundo ele, em média U$ 2.000, ou seja, mais de 8 mil reais, nos dias de hoje. Segundo eu:

- Claro que as coisas por lá custam mais, mas são de melhor qualidade e competitividade. Por aqui, um empregado de trabalhos menos qualificados, juntando tudo, não passam de mil reais mensais.

Quando jovem, não me dei conta disto, pois já tinha uma profissão, eletrotécnico, assim provavelmente teria me dado bem por lá!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 02/09/2018
Reeditado em 02/09/2018
Código do texto: T6437329
Classificação de conteúdo: seguro