Frases de/para a Capoeira!!! (em edição)

Mestre Pastinha:

“Eu me chamo Vicente Ferreira Pastinha, eu nasci pra Capoeira!

Só deixo a capoeira quando eu morrer…

Eu amo o jogo da capoeira e não há outra coisa melhor na minha vida, no resto da minha vida que não seja a capoeira!"

Um instrumento, por exemplo, como o Berimbau, não é somente instrumento –agora vou aproveitar e dizer alguma coisa… – não é somente instrumento.

Muita gente tem que é o instrumento Berimbau!

Berimbau, Berimbau…

Berimbau é música, é instrumento!

Também é instrumento ofensivo que… ele na ocasião de alegria é um instrumento, nós usamos como instrumento e na hora da dor ele deixa de ser instrumento pra ser uma foice de mão…

Eu vou contar…

No meu tempo eu usava também uma ‘foicizinha’ no tamanho de uma chave. A foice vinha com um corte e um anel pra encaixar no cabo. Mas eu como era muito bondoso, era muito amoroso, né, para aqueles que quisessem me ofender, eu então mandava abrir outro corte na costa, ficava dois corte. E na hora desmanchava o berimbau encaixava a foice e eu ia manejar, não é.

Ih Maior é Deus Pequeno sou EU,

oque eu sou, oque eu tenho, foi Deus que me deu,

na roda da Capoeira, ah, ah:

GRANDE pequeno sou EU!

Capoeirista se prestava naquela época pra muita coisa. E eu admiro hoje se o capoeirista se prestar pra certas coisa!

"Menino, preste atenção no que eu vou dizer:

O que eu faço brincando, você não faz nem zangado.

Não seja vaidoso e nem despeitado,

na roda da Capoeira, háhá...

Pastinha já tá classificado..."

x-x

Professor Leiteiro:

Mestre Pastinha matou a pau quando disse que:

O Segredo da Capoeira morre comigo!

Eu bati na trave no texto em homenagem ao meu Professor:

O dia mais triste da minha Vida!

Só que o velho Mestre não contava com a Internet que "ressuscitou" várias múmias e hoje podemos ver não só o Velho Mestre Pastinha jogando, como seus alunos! E me arrisco a uma blasfêmia ao dizer que os alunos jogavam mais que o Mestre!

Pastinha confirma ao dizer que seu Aluno Aberrê jogava numa roda que só tinha Mestre!!!

A Angola Bahiana do Sr Bezerra é igual a do Mestre João Pequeno de Pastinha?

A Angola Bahiana de Mestre Camisa é igual a de Mestre João Grande de Pastinha?

A Angola Bahiana de Mestre João Grande, Mestre João Pequeno, Mestre Bobó alunos de Pastinha, era igual a de Mestre Pastinha???

O Velho Mestre Responde:

Ninguém joga como eu, cada um é cada um!!!

Então oque ele levou mesmo não foi Segredo nenhum, foi a Sua Capoeira!

A Capoeira de Mestre Pastinha!!!

Quem É deixa de Ser!

Até quem É Vivo morre!

A leitora Iaponira deu esta intrigante e desafiante resposta!

Mas na minha modesta opinião:

Só quem Não Era, é que Deixa de Ser! (êpa, o português é uma faca de 2 legumes)

Se Ele Não Era, como deixará de ser oque Não Era?

Na Capoeira Não É proibido Se Achar ou Dizer que È!

Agora Ser é outros 500!

Mesmo sendo Professor, ensinei a varios M...., agora dizer que São ou chamá-los de M...., é que são elas!

Neste É mas Não É, só tem 1 que È mas vai Deixar de Ser:

JC!

Pois se JC É Deus É Idolatria, então se apela para o 2 em 1!

Isto é só por enquanto, pois no fim do iMundo:

Ele vírá, Sentado a Direita do Pai, para julgar os vivos e os mortos!

Ou seja: Veremos os 2!

Aí 1 vai ter que Deixar de Ser!

Naquela fatídica roda dominical que lhe falei, uma coisinha fôfa, depois de finda a roda, veio cantar no meu ouvido;

Ih Maior é Deus Pequeno sou EU,

oque eu sou, oque eu tenho, foi Deus que me deu,

na roda da Capoeira, ah, ah:

GRANDE pequeno sou EU!

Deus só lhe dá porcaria, se estiveres devendo a Ele, então na minha opinião, só deve cantar essa música, quem for na roda de Capoeira realmente grande, porque voçe ser uma porcaria e ainda agradecer a Deus, só JÓ!

Seu companheiro de grupo o está humilhando só porque foi campeão em algum torneio! Fique tranquilo camarada pois não há 1º sem 2º ou 3º!!! Ou seja, para que alguém seja campeão é preciso a derrotas de vários, então sua derrota serviu para alguém ser algo nesta miserável vida!!! Portanto quando qualquer animal estiver arrotando caviar mesmo tendo comido mortadela, pergunte para esta besta quadrada se ele come ovo de galinha! Se ele disser sim, diga a ele que quem come ovo sabendo de onde ele saiu, não tem condições de humilhar ninguém!!!

Capoeira Não Tinha, Não Tem, Não Terá Religião!

Quem Tem é o Capoeirista!

Porque se a Capoeira tivesse religião, só poderia ser, ou Católica ou Umbandista, que são as religiões que vem acompanhando através dos capoeiristas, (antigos) a Capoeira.

LEITEIRO:

Oque me diz sobre esta frase:

A VIDA É UM GINGAR CONSTANTE!

ASS: ANGOLINHA ( meu aluno)

Angolinha diz o velho deitado:

Se a ginga fizesse o malandro o Pato estava diplomado!

Andar gingando é coisa de baiano e como 50% deles são capoeiristas, ai como dizia Pastinha, "andavam se balançando todo e o corpo todo inclinado". Besteira eu mesmo ando gingando porque tenho uma perna meio centimetro menor, nem por isso sou malandro.

Charles Chaplin, O CARLITOS do cinema mudo tambem gingava!

Essa frase eu coloquei na camisa do Grupo Nativos do Guamá, e quem me deu foi o Coca ou eu peguei em São Paulo, não me lembro!

A vida é um gingar constante, só serve para Patinador e Skiador profissional, que desce geleiras PRA LÁ E PRA CÁ, fora disso, capoeirista que anda gingando, ou tem defeito no PÉ ou na CABEÇA!

É só!

x-x

Uma das maiores tristeza em minha vida foi eu ter deixado a capoeira, mais por outro lado me sinto muito feliz porque sei que ela nunca me deixou!

Suellen Kerllen

x-x

......a nostalgia toma conta das recordações, me lembro como se fosse hoje, a primeira ladainha, sentado na roda, escutando o Professor tocar berimbau e cantar, uma mistura de estranheza com a energia que a ladainha transmitia, .....

Gustavo Claro

x-x

quando ouço essa ladainha, fico lembrando do tempo em que eu jogava capoeira de angola, então me arrepio em lembrar de quando eu peguei o meu primeiro cordão da nova graduação, e ao mesmo tempo me lembro que um professor morreu ao levar um parafuso na fonte nesse mesmo dia.

celso freitas

x-x

Que saudades dos tempos de menino ... me lembro do meu primeiro batizado . Pureza da roda do gingado da alegria. De tudo. Saudades demais . Não deixem acabaram com quem somos e nem se esqueçam de onde viemos!

Ramon Lagge

x-x

Rasteira, cabeçada solta, negaça, rabo de arraia:

o léxico básico da capoeiragem está presente. Talvez “gingando o corpo” mereça uma menção especial. Na época o verbo gingar era empregado, na gíria do Rio de Janeiro, como alternativa a peneirar, e não tinha assumido o papel de termo técnico do jogo de capoeira. O verbo gingar remete a um gesto comum para um marinheiro, o de empurrar um barco balançando um remo colocado em popa.

Monteiro Lobato