Frases De Sócrates - Parte III

Só é útil o conhecimento que nos torna melhores.

Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico. Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz.

Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.

A palavra é o fio de ouro do pensamento.

A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época.

O mais sábio é aquele que sabe que não sabe.

Reflete ainda nisso: supõe que esse homem volte à caverna e retome o seu antigo lugar. Desta vez, não seria pelas trevas que ele teria os olhos ofuscados, ao vir diretamente do Sol?

É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.

Quem não pensa, é pensado pelos outros.

A ignorância é o único mal.

Considero próprio investigar a razão de ser de todas as coisas - como são - e rejeitar todas as opiniões sem explicação.

Tudo o que sei, é que nada sei!

Conhece primeiro a ti, então dominarás o universo.

As opiniões não são verdades, pois não resistem ao diálogo crítico.

Alguns têm coragem nos prazeres; outros, nas dores; alguns, no desejo; outros, nos medos; e alguns são covardes sob as mesmas condições.

Quanto mais você sabe, mais você percebe que nada sabe!

Aproximei-me de um homem que era considerado sábio. E pensei comigo que eu era mais preparado que ele. Ninguém sabe mais do que o outro, mas ele acredita que sim, ainda que não seja verdade. Eu não sei mais do que ele, e sou consciente disso. Por isso, sou mais sábio que ele.

O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.

A verdadeira mentira é, pois, com todo rigor e justeza da expressão, a ignorância que afeta a alma do que foi enganado.

Procurai suportar com ânimo tudo aquilo que precisa ser feito.

O amor é o impulso apaixonado de uma alma para a sabedoria e esta é ao mesmo tempo conhecimento e virtude.

Não devemos pautar nossas ações buscando aprovação dos insensatos, pois isto seria uma prova de nossa insensatez.

Se somos contra o Estado, somos apátridas. Se fazemos o bem, somos inimigos. Se falamos a verdade, somos perigosos. Somos tudo, menos o que eles querem!

Em qualquer direção que percorras a alma, nunca tropeçarás em seus limites.

Só sei que nada sei, sabendo que nada sei, sei mais do que não sabe que nada sabe.

É muito mais fácil corromper do que persuadir.

Se com todos os nossos infortúnios fosse erguido um único monte donde cada homem devesse retirar igual quinhão, decerto muitos se contentariam em receber a parte que lá puseram.

"O sábio sabe que nada sabe"

Aquele que não aceita fugir de sua condenação à morte por respeito às próprias leis que o condenaram.

É preciso que ele se habitue, para que possa ver as coisas do alto...

Achei que me convinha mais correr perigo com o que era justo, que, por medo da morte e do cárcere, concordar com o injusto.

De todas as minhas limitações, sei que no amor jamais terei limites. Mesmo que o amor se limite no meu amor

E sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima.

Vinicius Moratta e Sócrates
Enviado por Vinicius Moratta em 08/01/2019
Código do texto: T6545522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.