Frases De Sócrates - Parte IV

Pensar um pensamento pensante não é redundância é apenas um pensamento que difere do impensante pela transcendência do saber e pensar

É inútil tentar fazer um homem abandonar pelo raciocínio coisa que não adquiriu pela razão.

O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo.

Quantas vezes falei o que não queria dizer e quantas outras

disse sem falar...

É melhor sofrer o mal do que impingi-lo a alguém.

Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar.

Penso que não ter necessidade é coisa divina e ter as menores necessidades possíveis é o que mais se aproxima do divino"

As vezes na vida devemos nos jogar em vez de se reprimir

Eu tenho a minha opinião até eu mudar de ideia.

Aos que falam o que pensam pensem em calar-se e serás sábio.

Relacionamento á distancia é como amor de onça e lobo no zoológico cada animal em sua jaula.

Vamos estudar e enfrentar os desafios porque uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

Todos os homens têm manias: uns gostam de cavalos; outros, de cães; outros querem ouro; outros, honrarias. Quanto a mim, nenhuma dessas coisas me atrai. Mas tenho paixão por amigos. Sim, prefiro um verdadeiro amigo a todo o ouro de Dario – e mesmo ao próprio Dario.

Ninguém sabe, na verdade, se por acaso a

morte não é o maior de todos os bens para o homem, e

entretanto todos a temem, como se soubessem, com certeza,

que é o maior dos males.

Uma vida sem busca não é digna de ser vivida.

Para se encontrar, pense por si mesmo.

“Quando perguntado, o livro sempre dá a mesma resposta”

"... Dos desejos mais profundos,

muitas vezes surge o ódio mais mortal...!"

Admitir a ignorância,é abrir aporta da sabedoria

"O mais provável é que nenhum de nós saiba coisa alguma; mas alguns pensam saber, enquanto eu tenho consciência de que nada sei (…)"

Só sei que nada sei, mais sinto pena daqueles que sabem que nada sabem.

Uma vida não analisada não é digna de ser vivida.

Muitas vezes, observando a quantidade de objetos à venda, dizia a si mesmo: 'Quantas coisas me são desnecessárias!'

Esse prato é uma representação da humanidade, vazio e inútil, até que lhe deem uma utilidade assim se tornando um objeto descartável.

“Porque morrer é uma ou outra destas duas coisas. Ou o morto não tem absolutamente nenhuma existência, nenhuma consciência do que quer que seja. Ou, como se diz, a morte é precisamente uma mudança de existência e, para a alma, uma migração deste lugar para outro”.

“Mas já é hora de irmos: eu para a morte e vocês para viverem. Mas quem vai para melhor sorte é segredo, exceto para Deus.”

"Tenho certeza de que realmente existe tal coisa como uma vida nova, e de que a vida brota da morte, e de que as almas dos mortos existem."

Uma vida irrefletida não vale a pena ser vivida

Havia coisas acerca das quais

eu antes possuía um conhecimento certo, ao menos na minha opinião,

e na dos outros. Pois bem, essa espécie de estudo chegou a produzir em

mim uma tal cegueira que desaprendi até aquelas coisas que antes eu

imaginava saber.

"OS HOMENS CONSIDERADOS OS MAIS SÁBIOS IMPRESSIONAVAM-ME MUITO POUCO, ENQUANTO AQUELES QUE DIZIAM NADA SABER ME PARECIAM MUITO MAIS PRÓXIMOS DA SABEDORIA" ( Sócrates, sábio ateniense, em trechos de "apologia de Sócrates", de Platão)

"Ó meus concidadãos de Atenas, eu vos sou reconhecido e vos amo; mas obedecerei antes ao Deus que a vós."

Às vezes você tem que levantar paredes, não para afastar as pessoas, mas para ver quem se importa o suficiente para derrubá-las.

O mundo é redondo para não sobrar nem um canto aos preguiçosos

A vida é uma roda. Bem gigante!

"(...)e por minha parte tento convencer os outros de que, para alcançar o bem, a natureza humana não encontrará facilmente melhor auxiliar que Eros."

A beleza que seduz poucas vezes é aquela que desperta amor.

A vitória sempre tem muitos pais, mas a derrota é órfã. Todo mundo quer tirar uma casquinha do vitorioso. Agora, quando alguma coisa sai errada, ninguém quer assumir nada.

Vence duas vezes quem vence a si mesmo.

Na maioria das vezes, suportamos muito mais do que é necessário. E, para tanto, precisamos endurecer nossos olhos e corações, pois só assim estaremos habilitados a suportar fardos.

“...Logo, é forçoso que quem tem uma alma má governe e dirija mal e quem tem uma boa,faça tudo isso bem...!” “ Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver”.

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida... ou como diriam... sofrida

Vinicius Moratta e Sócrates
Enviado por Vinicius Moratta em 08/01/2019
Código do texto: T6545530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.