Analisando frases de Saint-Exupéry

“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração.”

Através desta afirmação, podemos concluir que o verdadeiro valor de algo ou de alguém não pode ser visto com uma visão superficial.

Para conhecer o que é essencial é preciso ver com o coração, ou seja, tirar tempo para conhecer, olhar sem preconceito e sem discriminar.

___________________________________________________________

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.”

Esta frase descreve o laço afetivo existente e podemos concluir que o quê torna as coisas ou pessoas importantes é o tempo que nós investimos nelas.

Quanto mais tempo, mais importante se tornam em nossas vidas.

_________________________________________________________

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.”

Esta declaração expressa carinho, demonstra e valoriza o sentimento que acontece entre pessoas que gostam uma da outra.

Sentimento de antecipação quando se sabe que vai haver um encontro.

____________________________________________________________

“As pessoas são solitárias porque constroem muros em vez de pontes.”

As estruturas (muros e pontes) servem para designar atitudes no contexto da interação social. Os muros servem para criar uma separação entre dois lugares, enquanto as pontes têm a função oposta, ou seja, são construídas para conectar dois lugares.

Assim, quem é solitário se afasta das outras pessoas, construindo muros e não pontes.

__________________________________________________________

"É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou."

Esta frase revela o perigo e a insensatez de generalizar, julgar e avaliar uma pessoa por alguma coisa que aconteceu. Isso também pode ser aplicado ao tópico da discriminação e preconceito racial. Só porque alguém foi magoado por uma pessoa de uma determinada classe, raça, gênero ou grupo social, não significa que todas as pessoas são iguais.

_________________________________________________________

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

O fenômeno de “cativar” algo ou alguém é amplamente significativo.

Esta frase explica que, quando é formado um relacionamento (seja ele amoroso ou de amizade), as pessoas se cativam e ao cativar, são responsáveis por ela. Isso significa que o amor ou amizade requerem responsabilidade, dando resposta aos seus desejos e caprichos.

Eber Emanoel
Enviado por Eber Emanoel em 03/05/2019
Reeditado em 03/05/2019
Código do texto: T6638236
Classificação de conteúdo: seguro