A MULHER E A SOCIEDADE

Uma sociedade patriarcal, capitalista e patrimonialista, impõe valores diferenciados ao gênero humano, tornando a mulher não serva de Deus, mas serva do homem, o que agrava a desigualdade social.

"Então o Senhor Deus disse: Não é bom que

o homem esteja só;farei para ele alguém que

o auxilie e o corresponda(Gênesis 2 : 18)."

Sem a presença da mulher falta harmonia no mundo pois,a mulher é harmonia, poesia e beleza.

Para entender uma mulher é necessário antes, sonhá-la.

É ela que traz harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela.E traz ela, a capacidade de se apaixonar.

Esse modelo de mulher e de sociedade contraria no conjunto de ideias e conceitos com base em crenças e tradições que vamos denominar de imaginário coletivo, há um modelo de individuo e de sociedade no qual as diferenças culturais e biológicas têm função hierarquizadora em espaços distintos da vida social. é desse modo que a mulher é percebida como naturalmente" inferior ao homem" essa percepção fundamento a discriminação presente nas relações de gênero, coloca a mulher em desvantagem nas formas de relações sociais.Essa desvantagem se acentua se associada a outra forma de desigualdade, como classe e raça.No mercado de trabalho, por exemplo, as pesquisas de campo e por amostragem, indicam que a mulher ganha até 30% menos que o homem para exercer as mesmas funções em condições iguais de acesso e conhecimento.

A legislação brasileira não permite diferenças salariais por gênero, mas isso ocorre.Elas aumentaram sua participação no mercado de trabalho, na liderança e no comando de empresas, têm mais anos de estudo , mas em média ganham menos que os homens como já citado antes. Quando se trata de mulheres negras essa diferença é aviltante;

Grande parte das mulheres exercem dupla jornada de trabalho, no mercado e no lar, mesmo que tenha ocorrido avanços nessa situação, é comum os casos de violência, exploração e discriminação.

ALMA GRANDE
Enviado por ALMA GRANDE em 21/12/2019
Reeditado em 04/01/2020
Código do texto: T6823807
Classificação de conteúdo: seguro