"Os imortais"

"... mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube." (Farsa de Inês Pereira - Gil Vicente)

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." (Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis)

"Vou criar o que me aconteceu. Só porque viver não é relatável. Viver não é vivível. Terei que criar sobre a vida. E sem mentir. Criar sim, mentir não. Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Precisarei com esforço traduzir sinais de telégrafo - traduzir o desconhecido para uma língua que desconheço, e sem sequer entender para que valem os sinais. Falarei nessa linguagem sonâmbula que se eu estivesse acordada não seria linguagem. [...] " (A paixão segundo G.H - Clarice Lispector )

"A literatura como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta." (Fernando Pessoa)

"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver". (Gabriel Garcia Márquez)

"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se." (Gabriel Garcia Márquez)