Experimento “X-Y” (usando rato que Papas sabem)

“Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela – O QUÊ!?

Você sabia que o nome técnico do mouse, segundo sua patente, é Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela? Pois é. Ele levou esse nome pois funcionava com duas engrenagens que registravam as posições horizontais e verticais do cursor. Como talvez você saiba, a posição do cursor é representada num gráfico de duas linhas, onde a linha horizontal é X e a linha vertical Y.

O nome 'mouse' ou 'rato', em inglês, surgiu depois. Devido ao seu formato e ao fio que saía dele, que lembrava o rabo de um camundongo, o Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela acabou ganhando o apelido de mouse.”

Texto extraído de https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/mouse-conheca-historia-deste-periferico-tao-importante-atualmente.html

Continuando, leiamos mais daquilo que está informado nesse portal de tecnologia da informática.

“Surgimento para fins militares

O primeiro protótipo do mouse surgiu em 1952, e foi criado para o Comando Marítimo das Forças Canadenses. Em parceria com várias empresas e universidades, as forças armadas canadenses criaram uma máquina que compartilhava dados de sonares e radares em tempo real. Assim, em combate, os soldados poderiam ter uma visão unificada do campo de batalha. Este protótipo se chamava DATAR.”

(...)

“O pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa de Stanford, desenvolveu, de maneira independente, o primeiro protótipo de um mouse nos moldes em que o conhecemos hoje. Tratava-se de uma caixa de madeira com um botão vermelho na parte superior dela. Da parte inferior saía um cabo que lembrava muito o rabo de um rato. Daí começou a surgir o nome mouse.

Porém, Engelbart estava trabalhando nesse projeto por volta do ano de 1963. Nessa época, os computadores ainda usavam cartões perfurados e outros métodos de entrada muito rústicos. Interfaces de usuário ainda eram muito raras, mesmo as que exibiam apenas texto. Elas só viriam a surgir anos depois, com os projetos da Xerox, que também adotaria o mouse.”

Leia a íntegra em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/mouse-conheca-historia-deste-periferico-tao-importante-atualmente.html

::::::::::::::::::::::::::::::

Eis aí um projeto da Ciência que eu (Tex), você e... até o Papa... aplaudimos.

Eis aí a história real do “rato” mais famoso do que aquele da Disney.

:::::::::::::::::::::::::::::::

Nota de harmonização ------------ Em se tratando daquela outra famosa abordagem (X, Y) o assunto giraria em torno de: Gregor Mendel (1822-1884), conhecido como o pai da genética, que foi um monge agostiniano que contribuiu fortemente para a compreensão atual dessa ciência. Mas por enquanto fiquemos com o mouse: “Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela”.