ANNITA receberá prêmio Anti Covid?

Aspas abertas para o site PFarma

//

(TÍTULO:) Nitazoxanida (annita) é eficaz contra o coronavírus?

Por Fábio Reis / Coronavírus

15 Abril 2020

Última Atualização: 16 Abril 2020

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação Marcos Pontes anunciou em coletiva, realizada nesta quarta-feira (14/4), que teste in vitro realizados no laboratório do CNPEM demonstrou que um fármaco possui 94% de eficácia em ensaios com células infectadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Durante coletiva o ministro disse que não iria mencionar o nome do medicamento para evitar uma correria em torno de um medicamento sem ter a certeza de que ele irá funcionar, como aconteceu anteriormente com a cloroquina que até fez com que o medicamento se esgotasse nas farmácias.

Após a coletiva alguns portais de notícias e pessoas na internet começaram a compartilhar que o medicamento era a nitazoxanida, vendida com o nome comercial de Annita, ou a ivermectina. Inclusive algumas pessoas sugeriram de forma equivocada a dose e como as pessoas deviam tomar.

(...)

A nitazoxanida é um anti-helmíntico antiparasitário, de amplo espectro, aprovada pela Anvisa apenas para tratamento de gastroenterites virais provocadas por rotavírus ou norovírus, helmintíases, amebíase, giardíase, criptosporidíase, blastocistose, balantidíase e isosporíase. Inclusive o medicamento possui contraindicações, ele não deve ser usado por pessoas com doenças hepáticas ou com doença renal.

Durante coletiva Luiz Henrique Mandetta disse que foi procurado pelo ministro Marcos Pontes com a sugestão de usar um vermífugo para combater o coronavírus, ele disse “tem um anti-helmíntico, dizendo que essa linha aqui, que é um vermífugo. Mata muito bem in vitro. E agora vai começar os testes em pessoas. Vermífugo mata vírus. A cloroquina mata vírus”, declarou.

De acordo com o CNPEM, o nome do fármaco, que tem baixo custo e ampla distribuição no território nacional, será mantido em sigilo até que os resultados de testes clínicos sejam concluídos.

// Aspas fechadas. Confira em: https://pfarma.com.br/coronavirus/5441-nitazoxanida.html

::::::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

E você aí subestimando as anitas brasileiras, não é?