DISCIPLINA é LIBERDADE.

Uma vez que escolhemos o que queremos e firmamos um propósito e um compromisso com essa escolha, a capacidade de levar a cabo este compromisso é o que chamamos de DISCIPLINA.

Em outras palavras, disciplina é a capacidade de obedecer a si mesmo.

Você se acha capaz de obedecer a si mesmo?

Talvez você esteja desobedecendo a si mesmo agora mesmo enquanto você lê esse texto, porque sabe que deveria estar resolvendo aquela pendencia.

Quando obedecemos a melhor parte de nós, somos disciplinados. Somos livres.

Quando obedecemos a parte mais instintiva, escolhendo o fácil e prazeroso, sabotando nosso propósito, somos escravos desse instinto. Por isso se diz que "LIBERDADE é DISCIPLINA". Da mesma forma, "ESCRAVIDÃO é FAZER SÓ O QUE GOSTA."

Se você tivesse sido capaz de obedecer a si mesmo em todas suas boas escolhas do passado, onde você estaria hoje?

Teria um corpo mais saudável? Uma vida financeira mais digna? Talvez saberia algumas línguas, tocaria algum instrumento musical, seria um expert no excel. Talvez tivesse escrito alguns livros. Talvez tivesse feito aquela faculdade ou passado naquele concurso. Ou talvez você fosse simplesmente mais eficiente em seu trabalho, recebendo reconhecimento e promoções.

Se tivesse sido disciplinado em toda sua vida, talvez você fosse uma pessoa com mais alegria, pois teria mantido seu armário arrumado, colocado as prateleiras nas paredes, resolvido as pendencias documentais que se acumulam e acabado com toda a procrastinação e preguiça que roubam sua vida. Uma pendencia não resolvida é como um parasita drenando a sua energia.

E se você colocasse essa disciplina a favor do seu crescimento espiritual, talvez hoje tivesse um bom controle emocional, talvez tivesse conquistado algumas outras virtudes como a paciência, a compreensão o amor a todas as coisas. Talvez com disciplina você tivesse aprendido a contemplar a beleza nas coisas, a estar presente com toda a sua alma no aqui e agora.

A disciplina quando conquistada, se apresenta como uma ação planejada, ordenada e cadenciada num ritmo.

Daqui a três anos, talvez você se pergunte: onde eu estaria se tivesse me tornado disciplinado quando li aquele texto?!

Saiba que para ter DISCIPLINA não basta só querer. Querer é o primeiro passo, mas você terá que se conhecer, se aprimorar, se colocar a prova. Cair e levantar. Investigar, trabalhar e devotar-se para conhecer sua própria Alma.

DISCIPLINA é uma jornada, um caminho, um estilo de vida a ser escolhido todos os dias, todos os segundos.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 31/07/2020
Reeditado em 31/07/2020
Código do texto: T7022024
Classificação de conteúdo: seguro