NÃO é MARIA – é MAYA / Nazaré /link

ASPAS para o portal DIÁRIO DO PODER, do jornalista Cláudio Humberto (Brasília)

//

(TÍTULO/SUBTÍTULO): Maya Gabeira quebra seu próprio recorde mundial da maior onda surfada por uma mulher

(A brasileira também quebrou a marca entre os homens, encarando a maior onda do ano, 22,4 metros)

Francine Marquez - 10/09/2020

......................................

A surfista brasileira Maya Gabeira superou seu próprio recorde mundial da maior onda surfada por uma mulher, no início do ano, a carioca pegou uma onda de 22,4 metros, 73,5 pés, na cidade de Nazaré, em Portugal. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surfe nesta quinta-feira (10).

Maya recebeu o prêmio de Maior Onda do Red Bull Big Wave Awards (BWA) de 2020. A brasileira superou, entre dois e três pés, a onda surfada pela francesa Justine Dupont no dia 11 de fevereiro. Durante o campeonato de ondas gigantes, Maya também superou o havaiano Kai Lenny, ganhador da categoria masculina do prêmio de Maior Onda, ele surfou uma onda com 21 metros (70 pés).

Em 2018, Maya entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por surfar a maior onda entre as mulheres, a carioca pegou uma onda de 20,72 metros.

Maya é com certeza um exemplo de coragem. Além do feito de ter batido seu próprio recorde mundial, a carioca também superou o medo de surfar depois da experiência de quase morte.

Em outubro de 2013, na mesma praia, a surfista quase perdeu a vida ao cair de uma dessas ondas gigantes. Ao ser retirada do mar, Maya foi submetida a técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para reanimá-la. Maya é filha do ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira.

O fato ficou marcado para a surfista, mas a sua capacidade de superação resultou no recorde mundial. “Tem sido uma viagem e tanto. Mas posso dizer, honestamente, que em 2013, quando cheguei à Nazaré, a minha vida mudou como nunca antes. Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante. Mas também me mudei para Nazaré estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo ao local e tive anos para me concentrar na melhoria, na segurança e em estar perto das melhores pessoas para chegar onde queria estar”.

\\ ASPAS fechadas para portal DIÁRIO DO PODER, do jornalista Cláudio Humberto (Brasília). Confira (inclusive o vídeo) em:

https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/maya-gabeira-supera-seu-proprio-recorde-mundial-da-maior-onda-surfada-por-uma-mulher https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/maya-gabeira-supera-seu-proprio-recorde-mundial-da-maior-onda-surfada-por-uma-mulher

:::::::::::::::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

E, enquanto essa jovem campeã supera o medo da morte diante de ondas gigantescas, por aqui se vê muito marmanjo tirando uma onda de que tem medo do Coronavírus somente para ficar debaixo da saia da mulher em casa, esperando a noite para contar os mortos junto com o William Bonner.