12 HOMENS e... UM SEM MEDO

Jesus Cristo foi beijado... pois BEIJAR A FACE é até hoje um gesto solene.

Porém, dos 12 homens que ele escolheu para discípulos, haveria de ser o Judas que usaria aquele procedimento para demonstrar o quanto o MEDO DE PENSAR DIFERENTE poderia impactar um ser humano a ponto de o levar a trair os companheiros e o ideal.

Pensar é um ato individual e também uma característica que dota o ser humano da capacidade de ser guardião da própria consciência.

Jesus ensinou que ninguém deve ser forçado a pensar conforme um grupo ao qual se pertence. E, por isso mesmo, ele PERMITIU que o Judas prosseguisse dando encaminhamento ao ato de querer permanecer na condição de NÃO PENSAR DIFERENTE (pois esta era a característica dominante do pequeno grupo dos "doze" a que pertencia).

Não se pode achar que Judas (com aquela traição) estava se negando a seguir um modelo REVOLUCIONÁRIO, quando resolveu não mais seguir a Jesus.

Pois Judas estava perdendo a oportunidade de seguir um caminho EVOLUCIONÁRIO, repito, evolucionário.

O caminho evolucionário é, antes de tudo, INDIVIDUAL.

 

Somente mais adiante, depois da conscientização individual, a pessoa é surpreendida com o fato de não estar sozinha. Porém, ainda que não possa contar com um grupo ou com algum grito de guerra coletivo, a INDIVIDUALIDADE irá se impor a qualquer esvaziamento... pois a sua essência sobreviverá, sem risco de que se coloque à venda na covarde atitude de querer esconder aquilo que pensa por estar fora de moda.

Eram doze, os discípulos de UM MESTRE que NÃO TINHA MEDO.

E foram ONZE que continuaram insistindo em NÃO TER MEDO DE PENSAR DIFERENTE.

Viva a LIBERDADE.

Viva a individualidade!