O que é Sabedoria?

Para Platão, sabedoria é um estado da alma de comunhão com o eterno.

Para ele, se conquista a sabedoria por meio de uma purificação realizada pela prática de virtudes e também por meio da pratica de investigação de ideias atemporais(BEM, BELO, JUSTO, AMOR), utilizando-se da mente pura, abstrata, sem estar contaminada pelos sentidos do corpo.

Para Platão, os sentidos podem captar indícios da verdade, mas essa verdade, ou seja, essa sabedoria, só poderá ser aprendida se, para alem dos sentidos, temores e anseios, evocarmos a razão pura e abstrata da alma para que esta, por meio da investigação por si mesma e por sua conta e ordem, possa se lembrar e reaprender uma verdade que fora esquecida e que estava relaciona à coisa percebida, quer por semelhança, quer por dessemelhança.



"quando a alma investiga independentemente e por si mesma(Ou seja, investigação sem utilizar os sentidos do corpo. Investigação sem temor e sem ganância), ela parte para o domínio do puro, do perpétuo, do imortal e do imutável, e sendo aparentada a estes sempre permanece com eles toda vez que está por sua própria conta e não é barrada; cessa o seu errar e permanece sempre a mesma, inalterável com o que é sem alteração, visto que está em comunhão com este. A esse estado da alma dá-se o nome de sabedoria."



" é possível para alguém ao perceber uma coisa através da visão, da audição ou de qualquer outro sentido, evocar ao espírito com base nessa percepção um outra coisa que fora esquecida e que estava relaciona à coisa percebida, quer por semelhança, quer por dessemelhança."


"autocontrole, a coragem e a justiça constituem uma purificação de todas essas coisas, sendo a própria sabedoria um tipo de purificação."
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 26/12/2020
Reeditado em 30/12/2020
Código do texto: T7144321
Classificação de conteúdo: seguro