MAQUIAVEL TEM SEMPRE RAZÃO...

UM MOMENTO DE REFLEXÃO...

- ESCRITO POR NICOLAU MAQUIAVEL QUE VIVEU ENTRE OS ANOS DE 1469 A 1527 É ATUAL SITUAR O CÁOS ATUAL QUE VIVEMOS NO BRASIL, SE PUDER LEIA E REFLITA POIS VALE A PENA...

" - UM POVO QUE ACEITA PASSIVAMENTE A CORRUPÇÃO E OS CORRUPTOS, NÃO MERECE A LIBERDADE. MERECE A ESCRAVIDÃO.

UM PAÍS CUJAS LEIS SÃO LENIENTES E BENEFICIAM BANDIDOS, NÃO TEM VOCAÇÃO PARA A LIBERDADE. SEU POVO É ESCRAVO POR NATUREZA!!! "

Nota do divulgador:- Nicolau Maquiavel (em italiano: Niccolò di Bernardo dei Machiavelli; Florença, 3 de maio de 1469 — Florença, 21 de junho de 1527) foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são, e não como deveriam ser.

Desde as primeiras críticas, feitas postumamente pelo cardeal inglês Reginald Pole, cunhou-se um entendimento equivocado da obra completa de Maquiavel. Com o choque de realidade causado pelas suas ideias sobre a dinâmica do poder, seus textos geraram uma ameaça aos valores cristãos vigentes, principalmente devido às análises do poder político da igreja católica contidas em "O Príncipe". Já na literatura e teatro ingleses do século 17, foi associado diretamente ao Diabo por meio das referências caricaturais e do apelido "Old Nick". Surgiu, aí, na visão do pensamento enganoso e da trapaça, o adjetivo maquiavélico nas línguas ocidentais.

Maquiavel viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici. Entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.

Como renascentista, Maquiavel utilizou-se de autores e conceitos da Antiguidade Clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas, e entre os conceitos apropriados por ele encontram-se o de virtù e o de fortuna.