Esta é a minha mãe


        Ela estava  paradinha. Linda como uma criança.Estava partindo. Missão cumprida. Estava  Branquinha. Tinha estado muito gripada recentemente. O pulmão chiou dizendo: - Oxigenei  94 anos ! 
       Estava imóvel  e cercada de flores por todos os lados. E tambem por parentes . Os  filhos em volta. Eles estavam se encontrando, naquele dia vindo de muitos lugares.  Abatidos, e um pouco afastados dao principal , procuravam disfarçar a tristeza da separação falando  a respeito de coisas de somenos importância como Tropa de elite,Bolívia, Chaves, Renan, dinheiro em cuecas,Zé Dirceu, ladrões do Inss, Copa do Mundo, salários e com o perdão da má expressão  hospitais e colégios  públicos. 
          Pensei: Da maneira que ela é  irreverente, se ainda tivesse um sopro de vida e energia teria dito:  - Até na hora do enterro voces não ficam comigo ? E completaria como disse toda a vida.-É porque eu sou velha e feia. 
              Era muito " cismada "  e  ciumenta  por demais , como se diz no Rio Grande do Sul !  Ela é a minha mãe ! 
          Lembrei de Exupéry. 
    "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós. "