Sobre a doutrina do Mal

Em 20 de dezembro de 1917, Vladimir Lenin emitiu um decreto criando a Tcheka, uma das primeiras polícias políticas da União Soviética.

Martyn Latsis, um dos primeiros chefes do órgão deu as seguintes diretivas para seus comandados: “Nós não fazemos uma guerra específica contra as pessoas. Nós exterminamos a burguesia enquanto classe. Não procurem, na investigação, documentos e provas do que o acusado fez, em atos ou palavras, contra a autoridade soviética. A primeira questão que vocês devem colocar-lhe é a que classe ele pertence, qual é sua origem, sua educação, sua instrução, sua profissão.”

Em 1939 Hitler executou a Operação Himmler, uma operação de bandeira falsa que simulou uma aparente agressão polonesa contra tropas alemãs. A operação foi usada pelos nazistas para justificar a invasão da Polônia.

Qualquer semelhança do descrito acima com acontecimentos atuais atuais no Brasil não é mera coincidência.

Historicamente, por mais paradoxal que seja, o Mal sempre contou com a colaboração de suas vítimas.

De um lado tem a colaboração da omissão dos “bons” e de outro dos servis voluntários.

E adicionalmente tem apoio dos “peixes-piloto”.

Os peixes-piloto acompanham os tubarões com o propósito de aproveitarem das sobras de comida.

Mas, ao contrário dos peixes-piloto que vivem nos mares, que são tranquilos e inofensivos, parte dos humanos foi descrita por Viktor Emil Frankl (1905-1970) no livro Em Busca de Sentido: “Enquanto ele (o prisioneiro comum) passava fome até morrer de inanição, os Capos não passavam mal. Houve até alguns que nunca se alimentaram tão bem em sua vida. Do ponto de vista psicológico e caracterológico, este tipo de pessoas deve ser encarado antes como os SS ou os guardas do campo de concentração. Os Capos tinham se assemelhado a estes, psicológica e sociologicamente, e com eles colaboravam. Muitas vezes eram mais rigorosos que a guarda do campo de concentração e eram os piores algozes do prisioneiro comum, chegando, por exemplo, a bater com mais violência que a própria SS.”.

“Pois os homens são bons de um modo só e maus de muitos modos.” (Aristóteles).

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 11/01/2023
Reeditado em 12/01/2023
Código do texto: T7691800
Classificação de conteúdo: seguro