Quem fica parado é poste - trechos escolhidos

SOBRENOME DOS AUTORES, Nome dos Autores. "Quem fica parado é poste". edição, Cidade: Editora, Ano.

------------

Por que fazer esporte?

- É o MO-VI-MEN-TO de 10 bilhões de células, 200 ossos, 600 músculos, 11 quilômetros de fibras nervosas e 96 milhões de vasos sangüíneos que faz o milagre de estarmos vivos todos os dias;

- A atividade física aumenta a resistência do organismo contra doenças graves: cardiopatias, hipertensão, diabetes, osteoporose;

- A prática de algum esporte é fundamental no combate à obesidade - uma doença que pode ser fatal;

- Ansiedade, baixo-astral, chilique e dor de cotovelo se elimina com uma droga poderosíssima, produzida pelo nosso próprio corpo quando em esforço físico: a endorfina.

A caminhada é a eleita para quem não tem preparo físico, porque oferece menos riscos. Mas não adianta aquele passeio social (...). Se você quer botar o esqueleto a funcionar, tem que usar um bom par de tênis, escolher uma área plana e acelerar o passo. "O ideal é iniciar com caminhadas de 40 minutos e ir aumentando progressivamente, de acordo com a percepção de cada um, até uma hora e quinze minutos. Se tu te sentires muito ofegante, com as pernas cansadas, é porque estás exagerando". O contrário também vale: se estiveres muito na boa, espanta a preguiça e vai mais rápido!

É recomendado, ainda, um alongamento de pernas ou braços antes e depois de qualquer atividade.

Algumas máximas do "Decálogo para Morrer Logo":

I - Quando tirar férias, passe o dia todo deitado, sentado, parado, afinal... ninguém é de ferro!

II - Nunca ande a pé, mesmo se tiver que ir de uma esquina a outra... afinal, pra que serve o automóvel?

III - Coma bastante, bem mais do que você precisa, assim estará garantindo que... de fome, você não morre!

IV - Se algum amigo convidá-lo para jogar bola, correr, jogar tênis ou nadar, fuja dele... escolha melhor suas amizades!!!