Para quem não gosta de gramática: não se preocupe, vc apenas perdeu o fio da meada.

Se for a da matemática, comece novamente do princípio e siga tudo na sequência certa que vc aprenderá a gostar e fará as pazes com ela. Tudo no Universo está vinculado a ela e é importante estar de bem com nossas raízes - porque, de certa forma, tudo vem daí. Já dizia um ser inteligente que habitou esta Terra: "A matemática foi a linguagem por Deus utilizada na construção do Universo!"

Dica: www.somatematica.com.br

Porém, se for a da linguagem portuguesa, é menos abrangente, mas nem por isso menos importante. É uma regra convencionalmente estabelecida para a compreensão dos signos que compõe o nosso idioma na forma como as frases são formadas. Perceba, analisando com calma, a estrutura estabelecida (Fonética e Fonologia, Ortografia, Morfologia, Sintaxe e Expansão da Língua Portuguesa), que tudo nela tem um sentido lógico (quase matemático), embora saibamos que as linguagens são vivas e se alteram naturalmente de acordo com os usuários (atualizando dicionário e estabelendo acordos entre países comuns à linguagem usada - como o atual que está entrando em vigor). Leia novamente todas as regras, na sequência, sem se preocupar em encher cadernos com exercícios. É algo que certamente fará rapidamente dando-lhe uma visão geral e básica do que precisa saber para aprender a gostar daquilo que lhe é indigesto no momento.

Sugestão: www.priberam.pt/dlpo/gramatica/gramatica.aspx

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 17/01/2009
Reeditado em 04/06/2012
Código do texto: T1389218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.