De professor para professor...Sugestão de ATIVIDADES PARA AULAS DIFERENC IADAS - parte 1

(Amigo leitor,

Para você que nos prestigia com sua agradável visita

diária, informamos que, face ao início do ano letivo a

ocorrer a partir de amanhã, 02/03, nosso ritmo de

publicações tende a diminuir significativamente, visto

que trabalhamos nos 3 turnos.

( Também, quem mandou escolher o ramo da educação

como fonte de sobrevivência, não é?

Mas, nós dissemos "tende a diminuir" e não, "parar". Por is-

so, sempre que possível, volte lá à nossa página no Re-

canto das Letras para ver se não pudemos publicar nada.

Você sabe o quão felizes ficamos com cada visita sua !

Faremos o possível para não desapontá-los. Um bom fim-de- semana a todos ! Mas, vamos ao assunto do artigo de

hoje...)

---------------------

Tentando "dar o exemplo", com relação ao nosso artigo

anterior, intitulado "para a reflexão do colega professor"..., em que

tentávamos estimular cada professor a passar para o colega da mesma disciplina atividades de resultado positivo aplicadas em sala, utilizamos este espaço para sugerir (visto que foi/tem sido experiência aprovada PRINCIPALMENTE pelo alunado) a aplicação, por nós, destes dois recursos/atividades "diferenciadas" e - o que é melhor - podem ser

aplicadas em qualquer disciplina .

Aqui, nesta oportunidade, informaremos apenas a primei-

ra das duas (para não ficar muito extenso para um só dia), mas,

sempre que formos nos lembrando de outras de resultados com-

provadamente positivos, torná-las-emos (crendeuspai para essa for-

ma verbal com mesóclise!) públicas. O.K.?

Vamos à primeira :

1) IMAGENS DE ILUSÃO ÓPTICA

(Relembrando a diferença entre "ilusão óptica" e "ilusão ótica" :

a primeira refere-se à visão, ou seja : a impressão de ter VISTO

algo; a segunda, à audição, ou seja : a impressão de ter OUVI-

DO algo).

(observação : há sites, na internet, se não nos enganamos, com

esse mesmo nome - "imagens...."

Caso, porém, tenham dificuldade de conseguí-las,

mande o seu recado para esta nossa página que tentaremos

encontrar um meio de enviar as INÚMERAS imagens já seleciona-

das de que dispomos, ok?)

.....................................

Justificativa : é fato público e notório que o aluno tem uma IMEN-

SA dificuldade interpretativa e isso, talvez, possa

ser reflexo de, em sala, não serem trabalhadas ati-

vidades específicas que possam levar o aluno a ir

superando gradativamente, sem perceber, essa sua

limitação.

Objetivo : fazer com que o aluno perceba que, numa imagem de

ilusão óptica, não apenas aquilo que é visível está con-

tido nela e que, se ele - o aluno - se concentrar mais

detidamente nela, verá que várias outras possibilidades

de interpretação podem ser consideradas (e aí entra a

criatividade individual do aluno : um deles pode interpre-

tar tal parte da gravura como sendo "x"; outro aluno, pa-

ra essa mesma parte da gravura, dar uma outra interpre-

tação)

Temos, como exemplo, uma imagem de um EXPLÍCITO

(à primeira vista) "buquê" de flores.

Porém, quando aguçamos a visão, percebemos, aos

poucos, que, em meio às flores, há VÁRIOS ROSTOS

HUMANOS (desculpem a redundância em "rostos huma-

nos").

O objetivo, portanto - dentre outros - é, também, fazer

com que o aluno perceba que, assim como ocorre nes-

sas imagens de ilusão óptica, também na INTERPRETA-

ÇÃO DE UM TEXTO, ele não deverá se ater tão-somente

àquilo que é perceptível à primeira vista.

Ou seja, trata-se de uma atividade - diga-se de passa-

gem, AGRADABILÍSSIMA - que se destina a desenvolver

no aluno a capacidade de fazer uma LEITURA POLIS-

SÊMICA de qualquer texto.

E o que é mais importante nesta atividade lúdica : O

aluno se entrega por inteiro na busca da resposta, que,

para ele, REPRESENTA UM D E S A F I O .

E- nós professores sabemos disso - o aluno adora SER

DESAFIADO, desde que, obviamente, a atividade a ele

dada - e esse é o caso da presente sugestão - esteja

dentro de sua capacidade de solução.

OPERACIONALIZANDO A ATIVIDADE :

IMPRIMA - em quantidade correspondente a cada

turma - as imagens e DISTRIBUA-as. UMA FOLHA

PARA CADA ALUNO.

Além dessa folha impressa, também ENTREGUE UMA

FOLHA DE PAPEL OFÍCIO para que o aluno nela regis-

tre cada detalhe "além do explícito" que for detectan-

do.

(obs.: caso necessário ou conveniente, é

atividade que pode ser trabalhada EM

DUPLA, considerando-se a possibilida-

de de um ou outro aluno ter uma cer-

ta dificuldade para descobrir detalhes.

Outra atividade semelhante a essa e

que pode ter o mesmo objetivo é o

conhecido "JOGO DOS SETE ERROS",

também de fácil aquisição na própria

internet)

PASSAR AS INSTRUÇÕES AOS ALUNOS :

- Cada aluno (ou dupla) terá 30 segundos para ob-

servar todo o conteúdo da gravura, tentando me-

morizar o máximo de detalhes VISÍVEIS possíveis.

- Conceder 5 ou 10 minutos para que o aluno regis-

tre na folha de papel ofício tudo que ele pôde per-

ceber.

- O aluno deverá indicar :

. Numa rápida visualizada da gravura, o que é

facilmente perceptível ?

. O que só foi percebido após uma observação mais

profunda ?

. (Aqui neste último item é que o professor irá ob-

servar quais alunos têm uma capacidade observa-

tiva mais apurada e quais os que têm um pouco

mais de dificuldade nisso. A partir de tal desco-

berta, o professor decidirá - inclusive com a

coordenadora do colégio - que atividades extras

complementares devem ser sugeridas a esses a-

lunos que demonstraram um pouco de dificuldade

ou demoraram mais para descobrir os detalhes.

. Agora, entra o PARALELO DE ATIVIDADES :

O professor pode - a seu critério, na mesma aula -

DISTRIBUIR UM TEXTO RECHEADO DE DETALHES

INTERPRETATIVOS QUE O ALUNO DEVERÁ DESCO-

BRIR / RELACIONAR .

Para esta atividade, citamos - como exemplo - fra-

se do tipo "Puxa, amiga, você está até bonitinha

hoje" (QUE CITAMOS NUM DOS NOSSOS ARTIGOS

ANTERIORES) para que o aluno descubra se essa

frase contém um elogio ou uma ofensa.

Ficamos por aqui, hoje. No próximo encontro

- que esperamos não demore - mostraremos QUE ATIVIDADES DE

PESQUISA VIA INTERNET (mesmo que a escola não disponha de sala

de informática) PODEM SER TRABALHADAS COM O ALUNO, agora, com

a finalidade de AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO DO ALUNO...qualquer que

seja a disciplina.

Chega, "né?

pedralis
Enviado por pedralis em 01/03/2009
Código do texto: T1463348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.