Seção "DE PROFESSOR PARA PROFESSOR" ... Atividades diferenciadas (hoje) DE PORTUGUÊS.
Amigos leitores e, hoje, mais especificamente,
colegas professores de Português.
Em continuidade às nossas sugestões de
atividades diferenciadas, apresentamos-lhe, a seguir, mais uma - que
já aplicamos em sala -, cujo resultado superou as melhores expecta-
tivas.
E o objetivo dela é AMPLIAR CADA VEZ
MAIS A VISÃO DE MUNDO DO ALUNO, para propiciar ao aluno o em-
basamento mínimo e necessário para a produção textual.
Tem sido verdade cotidiana a justificativa
de grande parte dos nossos colegas professores - ao verem uma
produção de texto do aluno - de que "é um horror" a baixa qualidade
dos textos produzidos pelo aluno. Mas, aí, entra uma pergunta que
nos parece oportuna (para nossa reflexão) : será que, no desempenho
de nossa função, temos proporcionado ao aluno as ferramentas neces-
sárias para que ele supere essa limitação de produção de texto ? Que
conhecimento prévio (condição "sine-qua-non" para a produção tex-
tual) o aluno tem sobre a temática dada para a redação solicitada ?
que oportunidades o professor criou para que o aluno o conseguisse?
E foi com todas essas indagações em men-
te que nos dispusemos a desenvolver essa atividade que consiste no
seguinte (E O DESENVOLVIMENTO É AGRADÁVEL, VISTO QUE UTILIZA
O COMPUTADOR, A INTERNET - QUE REPRESENTA A PAIXÃO DO ALUNO- PARA A ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE) . E o que nos parece
mais importante : AO ALUNO É CONCEDIDA A LIBERDADE DE OPTAR
NA ESCOLHA DO TEXTO QUE SERÁ A BASE PARA A TAREFA.
TÓPICOS (ou passos) DA ATIVIDADE :
1. O aluno (seja com o computador da escola ou da casa do aluno
ou de uma lan-house) deverá acessar qualquer dos "sites" de
sua preferência (Yahoo, Bol, Google, etc).
2. Clicar no item "nótícias"
3. Selecionar, na relação delas, aquela que lhe parece mais agradável
(e aí o aluno tem o direito de escolher : pode ser sobre futebol,
política, economia, etc....).
4) Clicar na manchete escolhida.
5) Imprimir a íntegra da notícia.
6) Ler a notícia (o professor deverá exercitar no aluno a leitura polis-
sêmica, sobre a qual já abordamos anteriormente)
7) O aluno deverá classificar o texto (se informativo, opinativo....)
8) O aluno deverá identificar - pelo próprio texto - o tema do texto
(se ele fala sobre preconceito, violência, etc, etc)
9) O aluno deverá pesquisar em sites específicos (Google, por exem-
plo) sobre o tema do texto.
10) Comparar a abordagem a respeito do tema da notícia, tomando-se
por base a pesquisa no Google e a notícia original,para verificar
as variações intertextuais (o que há de comum e de divergente en-
tre os dois textos) . (Finalidade : fazer o aluno ver que sobre um
mesmo tema há possibilidades várias de abordagem : a favor ou
contra)
11) O aluno deverá selecionar dos dois ( ou mais textos ) as palavras
desconhecidas e pesquisar no dicionário virtual da internet os
respectivos significados.
12) Se a notícia escolhida for (por exemplo) um texto opinativo / ar-
gumentativo, que o aluno selecione o(s) argumento (s) que
lhe parece (m) mais contundentes (significativos) para provar o
ponto de vista do autor,
E a essas atividades o professor ainda poderá
contextualizar atividades explorando os conteúdos gramaticais (por
exemplo : figuras de linguagem usadas no texto, etc., etc.).
É isso aí. Aguardamos comentários.
Um abração.