Seção "DE PROFESSOR PARA PROFESSOR" ... Atividades diferenciadas (hoje) DE PORTUGUÊS.

Amigos leitores e, hoje, mais especificamente,

colegas professores de Português.

Em continuidade às nossas sugestões de

atividades diferenciadas, apresentamos-lhe, a seguir, mais uma - que

já aplicamos em sala -, cujo resultado superou as melhores expecta-

tivas.

E o objetivo dela é AMPLIAR CADA VEZ

MAIS A VISÃO DE MUNDO DO ALUNO, para propiciar ao aluno o em-

basamento mínimo e necessário para a produção textual.

Tem sido verdade cotidiana a justificativa

de grande parte dos nossos colegas professores - ao verem uma

produção de texto do aluno - de que "é um horror" a baixa qualidade

dos textos produzidos pelo aluno. Mas, aí, entra uma pergunta que

nos parece oportuna (para nossa reflexão) : será que, no desempenho

de nossa função, temos proporcionado ao aluno as ferramentas neces-

sárias para que ele supere essa limitação de produção de texto ? Que

conhecimento prévio (condição "sine-qua-non" para a produção tex-

tual) o aluno tem sobre a temática dada para a redação solicitada ?

que oportunidades o professor criou para que o aluno o conseguisse?

E foi com todas essas indagações em men-

te que nos dispusemos a desenvolver essa atividade que consiste no

seguinte (E O DESENVOLVIMENTO É AGRADÁVEL, VISTO QUE UTILIZA

O COMPUTADOR, A INTERNET - QUE REPRESENTA A PAIXÃO DO ALUNO- PARA A ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE) . E o que nos parece

mais importante : AO ALUNO É CONCEDIDA A LIBERDADE DE OPTAR

NA ESCOLHA DO TEXTO QUE SERÁ A BASE PARA A TAREFA.

TÓPICOS (ou passos) DA ATIVIDADE :

1. O aluno (seja com o computador da escola ou da casa do aluno

ou de uma lan-house) deverá acessar qualquer dos "sites" de

sua preferência (Yahoo, Bol, Google, etc).

2. Clicar no item "nótícias"

3. Selecionar, na relação delas, aquela que lhe parece mais agradável

(e aí o aluno tem o direito de escolher : pode ser sobre futebol,

política, economia, etc....).

4) Clicar na manchete escolhida.

5) Imprimir a íntegra da notícia.

6) Ler a notícia (o professor deverá exercitar no aluno a leitura polis-

sêmica, sobre a qual já abordamos anteriormente)

7) O aluno deverá classificar o texto (se informativo, opinativo....)

8) O aluno deverá identificar - pelo próprio texto - o tema do texto

(se ele fala sobre preconceito, violência, etc, etc)

9) O aluno deverá pesquisar em sites específicos (Google, por exem-

plo) sobre o tema do texto.

10) Comparar a abordagem a respeito do tema da notícia, tomando-se

por base a pesquisa no Google e a notícia original,para verificar

as variações intertextuais (o que há de comum e de divergente en-

tre os dois textos) . (Finalidade : fazer o aluno ver que sobre um

mesmo tema há possibilidades várias de abordagem : a favor ou

contra)

11) O aluno deverá selecionar dos dois ( ou mais textos ) as palavras

desconhecidas e pesquisar no dicionário virtual da internet os

respectivos significados.

12) Se a notícia escolhida for (por exemplo) um texto opinativo / ar-

gumentativo, que o aluno selecione o(s) argumento (s) que

lhe parece (m) mais contundentes (significativos) para provar o

ponto de vista do autor,

E a essas atividades o professor ainda poderá

contextualizar atividades explorando os conteúdos gramaticais (por

exemplo : figuras de linguagem usadas no texto, etc., etc.).

É isso aí. Aguardamos comentários.

Um abração.

pedralis
Enviado por pedralis em 18/03/2009
Código do texto: T1492357
Classificação de conteúdo: seguro
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